Quais os alimentos que ajudam a aumentar o leite materno?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

De acordo com alguns estudos, a produção de leite materno parece ser estimulada pela ingestão de alguns alimentos como:

  • Alho;
  • Aveia;
  • Gengibre;
  • Feno-grego;
  • Alfafa;
  • Bebidas à base de cereais, como malte;
  • Spirulina.

Existem diversas frutas boas para aumentar o leite materno que podem ser consumidas in natura ou em sucos. Manga, melancia, pêra e maçã são as frutas mais indicadas para melhorar a amamentação. Inclusive, as mães também podem beber sucos cítricos, feitos de laranja, por exemplo.

O que fazer para aumentar a produção do leite materno

  1. Hidratar-se. Até ganhar o bebê, a mãe só precisava de água para ela. ...
  2. Descansar. ...
  3. Amamentar. ...
  4. Aumentar o número de mamadas. ...
  5. Ficar a sós na hora de amamentar. ...
  6. Massagear os seios. ...
  7. Dr.

Quando a mãe apresenta baixa produção de leite ou apresenta a falta dela, damos o nome de Hipogalactia. Essa condição pode ser causada por muitas situações, mas a mais comum delas é a dificuldade da pega, ou pega incorreta do peito, o que prejudica a extração de leite na mamada.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Dar preferência para carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, cereais, grãos e pão integral; Comer 2 a 3 porções de lácteos, como 1 copo de leite desnatado ou semi desnatado, 1 fatia de queijo branco e 1 iogurte natural, por exemplo.

Quanto mais vezes o bebê mama, mais leite você produz, por meio do processo de oferta e procura. Sempre que o leite é removido dos seus seios, seja pela mamada do bebê ou por extração, eles produzem mais quantidade.

Os alimentos ricos em proteína que ajudam a aumentar a produção de leite materno são as carnes vermelhas, carnes brancas e peixes, queijos, ovos, leite, iogurte, leguminosas, tofu e quinoa.

No caso de alimentos à base de milho, caso da canjica, o raciocínio é de que eles fornecem mais carboidratos, principal fonte de energia do corpo. “Esse aumento de calorias disponíveis pode colaborar para a produção do leite”, explica Loretta Campos, pediatra consultora em Aleitamento Materno pelo IBCLC.

MITO. Não há comprovação científica desta afirmação. Cerveja preta, canjica, água inglesa e outros alimentos aumentam a produção de leite.

O bebé parece saciado após cada mamada (fica relaxado e tranquilo, podendo mesmo adormecer durante ou logo após a mamada e a sucção fica mais lenta, acabando por se desinteressar da mama);

Quais são os sinais de que o bebê está com fome ou que já comeu o suficiente? Sinais de fome são similares em crianças e adultos: irritabilidade e impaciência são as manifestações mais comuns. Crianças também costumam se inclinar para o alimento e podem chorar.

Nos primeiros dias do aleitamento, as glândulas mamárias produzem o colostro, um primeiro leite muito rico em nutrientes. A partir do quarto dia, ele se transforma num leite de transição, e, somente no décimo dia, as glândulas mamárias produzem o leite maduro.

Não existem evidências de que a fruta possa causar as desconfortáveis cólicas no bebê, sendo que a banana é um dos alimentos indicados para a lactante, já que a fruta é uma fonte nutriente e rica em fibras, que vai auxiliar no bom funcionamento do intestino.