Quais os alimentos que fazem mal para o ácido úrico?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Cabrito, carneiro, miúdos em geral (fígado, coração, língua e miolo), frutos do mar (camarão, mexilhão, siri, caranguejo), embutidos (linguiça, salsicha, calabresa, mortadela, presunto gordo, salame). Todas, especialmente cerveja (mesmo sem álcool). Banha, toucinho defumado, bacon e creme de leite.

As cenouras têm efeito alcalinizante, o que significa que ajuda a retirar purinas e cristais das articulações. Na hora de comer, ela é bem-vinda seja na refeição - crua ou cozida - ou até mesmo em sucos – combinando com outros ingredientes como beterraba ou laranja, por exemplo.

A maioria das frutas não altera os níveis de ácido úrico no sangue, como a melancia, a tangerina, a laranja, a maçã, o ananás, os morangos, entre outras. Mas algumas frutas mais doces (como os figos, as bananas, as uvas, os pêssegos) podem causar hiperuricemia.

alimentos ricos em ácido fólico: laranja, banana, abacate, couve, folha de beterraba e pão integral reduzem a excreção de ácido úrico.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção.

Cenoura – Mais uma verdura que não pode faltar na dieta de quem precisa mandar embora o ácido do organismo. As cenouras têm efeito alcalinizante, o que significa que ajuda a retirar purinas e cristais das articulações.

Sim, quem tem ácido úrico alto pode comer ovo! Contudo, a ingestão deve ser moderada, para não agravar o quadro. A ingestão moderada de ovos significa que o consumo não deve passar de 1 a 2 ovos por dia.

Conheça 6 sucos deliciosos e benéficos para auxiliar no controle do ácido úrico.

  • Suco de Limão com Pepino. ...
  • Suco de Cereja com Gengibre. ...
  • Suco de Abacaxi com Aipo. ...
  • Suco de Maçã com Cenoura. ...
  • Suco de Espinafre com Limão. ...
  • Suco de Melancia com Canela.

Não há problemas emcomer arroz, feijão e uma porção moderada de frango. As crise de gota são causadas por variação do ácido úrico que podem ser preciptadas por grande consumo de álcool, grande quantidade de carne, miúdos e mariscos.

Alimentos ricos em purinas, como carne vermelha, frutos do mar e bebidas alcoólicas, podem aumentar os níveis de ácido úrico. O estilo de vida também pode influenciar o equilíbrio do ácido úrico. O sedentarismo, a obesidade e o estresse são fatores que podem contribuir para o aumento do ácido úrico no organismo.

Em geral, os níveis de AU no sangue precisam estar abaixo de 6,8 mg/dl para que ele fique totalmente diluído. Quanto mais acima desse limite o ácido úrico sanguíneo estiver, maior é o risco dele formar cristais de urato* e precipitar nas articulações (explicarei esse mecanismo com mais detalhes mais à frente).

As leguminosas como feijão, lentilhas e grão-de-bico, apresentam alto teor de purinas. No entanto, esses alimentos não aumentam o ácido úrico. Isso acontece porque a adenina e guanina, que são os principais tipos de purinas presentes nas leguminosas, não provocam o aumento dos níveis de ácido úrico no organismo.

Na verdade, o tomate é um alimento saudável e nutritivo que pode ser consumido com segurança na maioria das dietas, incluindo aquelas para pessoas com níveis elevados de ácido úrico.

A vitamina C no limão também ajuda a reduzir os níveis de ácido úrico. Para isso, basta espremer a metade ou um limão em 1 copo de água por dia e bebê-lo.