Quais os benefícios que a dança pode trazer para escola?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Principais benefícios da dança na escola para os alunos

  • Melhora a desenvoltura e capacidade de expressão. ...
  • Estimula a imaginação e a criatividade. ...
  • Promove mais saúde e bem-estar. ...
  • Desenvolve os sentidos e a concentração. ...
  • Promove a interdisciplinaridade na escola.

4 etapas para trabalhar danças na Educação Física

  1. Mapear e registrar os saberes prévios, com a turma. ...
  2. Aprofundar o conhecimento, rumo a novos saberes. ...
  3. Ampliar o repertório e refletir sobre a diversidade. ...
  4. Ressignificar e produzir novas manifestações culturais.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

A dança é exercida com a finalidade artística, recreativa ou ainda para fins esportivos, como é o caso da ginástica rítmica. Essa atividade pode ser praticada por pessoas de todos os gênero, desde crianças, adultos ou até idosos.

A prática de dança pode aumentar a flexibilidade, a amplitude de movimento, a força física e a resistência. Os movimentos repetitivos envolvidos na dança podem corrigir a má postura, aumentar o equilíbrio e a coordenação e melhorar a saúde cardiovascular em geral.

A dança proporciona aos alunos um desempenho na criatividade, musicalidade, socialização, capacidades motoras, coordenação, flexibilidade, psicológico, postura, atitudes, gestos e ações cotidianas, autoestima, superação da timidez, objetiva ainda melhorar o comportamento da criança, resgatar valores culturais, além do ...

O documento BNCC (BRASIL, 2017) indica que é na primeira etapa da educação básica, e de acordo com os eixos da Educação Infantil, que a Dança se coloca. Por meio das brincadeiras e interações, as crianças devem ser asseguradas dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

218). A BNCC propõe a Dança como unidade temática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, construindo uma progressão em diálogo com os objetos do conhecimento: Dança no contexto comunitário e regional, Danças do Brasil e do mundo, Danças de matriz indígena e africana, Danças urbanas.

Benefícios da dança para a saúde:
Dançar libera serotonina e ocitocina, que ajudam a combater depressão e ansiedade e elevam a autoestima.

a) postura; b) domínio corporal; c) ritmo; d) orientação espacial; e) percepção e memória do movimento; f) criatividade e capacidade de comunicar uma ideia; g) versatilidade (potencial para expressar-se através de diferentes técnicas de dança).

Na dimensão do fenômeno artístico, a Dança tem o potencial de analisar, interpretar, refletir e elaborar esteticamente, os sentimentos e expressões do ser humano.

A dança permite ampliar a capacidade de se expressar e de se comunicar com o mundo”. Além disso, desenvolvemos nosso equilíbrio, nossa noção de espaço, nossa memória, e estimulamos a disciplina, a criatividade, a musicalidade; assim temos a chance de nos conhecer e nos “aventurar” por novos ritmos e sons.

Uma pessoa dançando pode demonstrar um misto de sentimentos: desejos, alegrias, prazeres, gratidão, respeito, temor, poder. Traçando um conjunto de movimentos que se desenvolvem no espaço e num tempo determinado, configurada por um ritmo e capaz de expressar tanto simples como fortes emoções.