Quais os fatores podem afetar as propriedades dos materiais?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

As propriedades dos materiais não dependem unicamente do seu tipo de ligação química. Outros fatores como a polaridade, a massa molar e o tipo de forças intermoleculares entre suas moléculas, átomos ou partículas, também são muito importantes.

Blog

  1. 7 fatores para a escolha do melhor material para seu produto. ...
  2. Resistência mecânica. ...
  3. Serviço. ...
  4. Fabricação. ...
  5. Disponibilidades. ...
  6. Custo. ...
  7. Forma e dimensões. ...
  8. Segurança.

A matéria tem 10 propriedades gerais, isto é, características observadas em qualquer corpo, independente da substância de que ele é feito: Inércia, massa, volume, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade, descontinuidade e indestrutibilidade.

Os tratamentos de metais são procedimentos que permitem modificar e melhorar as propriedades físicas e mecânicas desses materiais. Eles podem ser feitos por meio do aquecimento e resfriamento das peças, mudando a sua forma e características para que elas atendam a uma determinada função.

Os materiais podem ser classificados em metálicos e não metálicos e subdivididos conforme o esquema abaixo.

Densidade, dureza, ponto de fusão, ponto de ebulição, calor específico, permeabilidade, condutibilidade.

Assim, o ponto de ebulição é uma propriedade física. Outros exemplos são: volume, densidade, estado físico (sólido, líquido e gasoso), ponto de fusão, temperatura, cor e dureza.

Nós podemos reunir os materiais em quatro grandes classes, de acordo com as características e propriedades em comum que eles possuem. Essas classes são: polímeros, metais, cerâmicos e compósitos.

Quais os critérios que um engenheiro deve adotar para selecionar um material entre tantos outros? combinação ideal de propriedades, ou seja, muitas vezes é necessário reduzir uma em benefício da outra. dutilidade: geralmente um material de alta resistência apresenta ductilidade limitada.

A escolha dos materiais também deve ser planejada para evitar desperdícios. Portanto, é importante estar atento à quantidade de material a ser comprado, assim como a qualidade do mesmo. Dessa maneira, diversos problemas futuros podem ser evitados.

A usinabilidade dos materiais é uma propriedade difícil de ser determinada, pois depende de diversos fatores dos próprios processos de usinagem, ou seja: velocidade de corte, avanço, profundidade de corte e tipos das ferramentas, das máquinas operatrizes e dos fluidos de corte.

Quanto às características e propriedades da matéria, é incorreto afirmar que: Volume é o espaço ocupado por um corpo Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons Ao dividir a massa de um corpo por seu volume, calculamos a densidade Massa é a quantidade de matéria de um corpo Um átomo apresenta um núcleo composto ...

É um conjunto de propriedades exclusivas e particulares de cada material puro, podendo ser usadas para identificá-los. Existem mais de trinta propriedades específicas da matéria, mas três são as mais usadas na identificação das substâncias, que são: densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição.

1.3 Estrutura e Propriedades dos Materiais
O emprego de materiais na forma de produtos acabados envolve, geralmente, etapas de processamento onde algumas de suas características podem ser significativamente alteradas. Normalmente, esta etapa promove modificações na estrutura interna do material.

Dentre os fatores a serem considerados incluem-se a natureza da carga aplicada e a duração da sua aplicação, bem como as condições ambientais. A carga pode ser de tração, compressiva, ou de cisalhamento, e a sua magnitude pode ser constante ao longo do tempo ou então flutuar continuamente.

As propriedades da matéria auxiliam na identificação de uma substância e podem ser: físicas, funcionais, químicas, organolépticas, entre outras.

Ductilidade e fragilidade: A tendência de um material a deformar-se significativamente antes de se romper é uma medida de sua ductilidade. A ausência de deformação significativa antes da ruptura é chamada de fragilidade.

As 8 propriedades gerais comuns a todas as matérias, são:

  • massa;
  • extensão;
  • divisibilidade;
  • impenetrabilidade;
  • compressibilidade;
  • elasticidade;
  • descontinuidade;
  • inércia.

Propriedades Específicas da Matéria

  • Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade.
  • Propriedades organolépticas: São as propriedades percebidas pelos sentidos. São elas: odor, sabor, cor, brilho, etc.
  • Propriedades químicas: reações químicas.

Dentre os materiais mais comuns, pode-se citar: madeira, cimento, pedra, aço, plástico, vidro, borracha, alumínio, cobre e papel. Existem muitos outros tipos de materiais e, para se notar tal fato, basta observar a constituição dos objetos ao nosso redor.

São as características que diferenciam uma matéria da outra. Assim os cientistas podem ter exatidão de qual substancia ele está trabalhando realmente.