Quais os legumes e verduras que soltam o intestino?

Perguntado por: dxavier . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Legumes, como abóbora, almeirão, tomate, pepino, couve, espinafre, batata doce, vagem e vegetais folhosos; Cereais integrais, como aveia em flocos, arroz integral, macarrão integral e milho; Leguminosas, como grão de bico, ervilha, lentilha e feijão.

As frutas, como mamão, laranja e ameixa, são ótimas opções que ajudam a soltar o intestino, combatendo a prisão de ventre. Essas frutas contêm fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e favorecem a formação das fezes.

Como fazer limpeza intestinal?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Água com psyllium
Ele absorve o excesso de água no intestino, aumentando o volume das fezes e estimulando os movimentos peristálticos. Isso é benéfico tanto para a constipação quanto para quadros de diarreia.

Alguns remédios caseiros indicados para soltar o intestino são:

  • Vitamina de mamão com linhaça. ...
  • Chá de sene. ...
  • Suco de laranja com mamão. ...
  • Iogurte com ameixa seca. ...
  • Smoothie de espinafre. ...
  • Chá de ruibarbo. ...
  • Suco laxante de frutas. ...
  • Chá de cáscara sagrada.

O suco de beterraba com laranja é uma ótima fonte de fibras que ajudam no funcionamento do intestino e na eliminação das fezes.

Suco de maçã e azeite de oliva
O suco de maçã com azeite de oliva é rico em fibras e ajuda a amolecer as fezes, funcionando como um laxante natural. 1 maçã com casca; Meio copo de água; Azeite de oliva.

Evite laxativos estimulantes (óleo mineral, bisacodil, etc). Um supositório ou um enema (medicação administrada via retal) são melhores se a constipação se tornar acentuada. Lembre que a constipação é um efeito colateral de vários medicamentos comumente utilizados, e isto pode ser revisto com seu médico.

Os vegetais folhosos, como espinafre, bertalha, acelga, rúcula, alface e couve são ricos em fibras com propriedades laxantes, soltando o intestino. Além disso, quando esses vegetais são consumidos crus, fornecem ótimas quantidades de água, facilitando a eliminação das fezes.

Veja a seguir!

  1. Beba água. O corpo precisa de muita água, principalmente para as funções vitais. ...
  2. Mexa-se! O exercício também contribui para melhorar o trânsito intestinal. ...
  3. Troque os refinados pelas fibras. O intestino precisa de fibras para empurrar os resíduos que ficam nele. ...
  4. Evite os sucos. ...
  5. Eduque seu intestino.

Veja algumas frutas que podem ser consumidas, tanto frescas quanto em sucos naturais e saladas de frutas, para "soltar o intestino".

  • Ameixa fresca ou seca.
  • Mamão.
  • Kiwi.
  • Abacaxi.
  • Figo.
  • Amora.
  • Abacate.
  • Laranja.

Produtos com fibras alimentares são importantes para a prevenção e o tratamento da constipação. É possível encontrá-las em farelo de trigo, cereais integrais e em suplementos de fibras, todos utilizados com frequência por consumidores.

4 exercícios para evacuar para praticar diariamente

  1. Respiração. O primeiro entre os exercícios para evacuar é a respiração intencional. ...
  2. Sucção do abdômen. Um exercício para ajudar a evacuar que se tornou muito conhecido é a sucção abdominal. ...
  3. Sucção com movimento de repetição. ...
  4. Sucção com movimento ondulatório.

Mamão

Mamão: a fruta mais conhecida por seu efeito laxante possui grande quantidade de água e fibras. O mamão formosa é o que possui mais fibras, sendo 1,8g por cada porção de 100g da fruta. Já o papaya possui 1g de fibras a cada 100g.

Muvinlax® é um laxante e atua nos sintomas da constipação intestinal, estimulando a movimentação do intestino e facilitando a evacuação. Por não ser absorvido pelo organismo, Muvinlax® é um medicamento seguro para o seu tratamento, causando menos efeitos colaterais.

Priorizar alimentos ricos em fibras, como frutas, folhas, nozes, sementes, legumes e produtos integrais, não apenas aumenta a ingestão de fibras, como também pode prevenir a constipação, tornando as fezes mais volumosas, macias e fáceis de eliminar.

Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas!

Dulcolax® estimula os músculos responsáveis pelos movimentos intestinais para dar ao seu corpo uma pequena ajuda. Também induz o transporte de água e minerais para os intestinos.

A banana prata e a maçã têm menos fibra solúvel e, por isso, podem prender o intestino. Já a banana nanina auxilia na formação do bolo fecal e do bom funcionamento do trato intestinal, juntamente com outros alimentos considerados laxantes.

Os cereais integrais são uma importante fonte de fibra e, com certeza, fazem parte do grupo de alimentos que auxiliam no funcionamento do intestino. Aqui, estamos falando desde o arroz integral, passando pelo trigo em grãos, gérmen de trigo, aveia, linhaça, pão integral, entre outros.

três dias

Segundo o especialista em coloproctologia pelo Hospital Sírio Libanês dr. Rodrigo Barbosa, não existe uma regularidade certa para evacuar, mas o ideal é que você consiga defecar no máximo de três em três dias. “Tem gente que consegue fazer diariamente, mas isso não é uma regra. Tem gente que vai três vezes por dia.