Quais os pontos divergentes entre a teoria neomalthusiana E a teoria reformista?

Perguntado por: ofarias6 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A Teoria Neomalthusiana teve forte embasamento na Teoria Malthusiana, uma vez que ambas viam o crescimento populacional como a principal causa da pobreza. Já a Teoria Reformista tem como premissa a ideia de que a pobreza é a principal causa do crescimento da população.

A maioria das críticas salienta a opção (explícita ou implícita) do neomalthusianismo pelo modelo vigente de relação entre os países ricos e pobres. Permanece controvertida a questão dos interesses internacionais envolvidos nas políticas de redução das taxas de crescimento demográfico dos países subdesenvolvidos.

A Teoria Neomalthusiana teve forte embasamento na Teoria Malthusiana, uma vez que ambas viam o crescimento populacional como a principal causa da pobreza. Já a Teoria Reformista tem como premissa a ideia de que a pobreza é a principal causa do crescimento da população.

Teoria Reformista
Ela defende que é preciso enfrentar os problemas sociais e econômicos para que exista o controle espontâneo de natalidade. O número de filhos cai à medida que as famílias são atendidas com serviços de melhor qualidade e elevam o padrão de vida.

A teoria reformista é a principal teoria crítica ao malthusianismo, e defende que o crescimento populacional é consequência do subdesenvolvimento e da pobreza, e não suas causas. As soluções propostas se encontram no campo das políticas públicas para a garantia de melhorias socioeconômicas.

A teoria reformista foi elaborada em resposta à teoria neomalthusiana. Segundo a teoria reformista, uma população jovem e numerosa, em virtude de elevadas taxas de natalidade, não é causa, mas consequência do subdesenvolvimento.

Teoria Reformista
Para os reformistas, é a pobreza que gera a superpopulação. De acordo com a teoria reformista, se não houvesse pobreza as pessoas teriam acesso a educação, saúde, higiene, etc., o que regularia, naturalmente, o crescimento populacional.

As principais teorias demográficas que abordam o ritmo de crescimento populacional são a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a de transição demográfica.

A Teoria Neomalthusiana acredita que o alto índice populacional presente nos países subdesenvolvidos (assim vistos na época) era o principal fator para que o país possuísse baixa renda per capita, consequentemente baixa economia e até mesmo estado de miséria.

O antagonismo entre a teoria neomalthusiana e reformista
O neomalthusianismo prega a intervenção do Estado no crescimento populacional para a diminuição da miséria. Já a teoria reformista propõe que a exploração dos mais pobres é a fonte das desigualdades sociais.

Resposta. Explicação: O movimento radical foi um movimento reformista no Reino Unido no final do século XVIII e início do século XX. Ele fez campanhas para a reforma eleitoral, a reforma das Leis dos Pobres, o livre comércio, a reforma educacional, reforma postal, reforma do sistema prisional, e saneamento básico.

Pontos positivos do Reformismo: A análise minuciosa sobre a sociedade, o que desmistificou a ideia de que o alimento não seria suficiente para a população, mas sim, que a concentração de renda era a mazela social da contemporaneidade.

Para os reformistas a solução para a redução da população está na melhoria da qualidade de vida, uma vez que a diminuição do crescimento populacional é visto nos países mais desenvolvidos como algo natural, havendo uma redução das taxas de natalidade nesses países através de sua alta economia e o acesso à educação e ...

A Teoria Reformista surgiu na mesa época em que a Teoria Malthusiana e Neomalthusiana. Ela surgiu como uma resposta a estas duas teorias, com uma conclusão absolutamente inversa. Os reformistas, pensavam na miséria como a alavancadora do aumento acelerado da população.

A teoria malthusiana defende que, mediante ao crescimento acelerado da população mundial, haveria um problema de escassez de alimentos, visto que a perspectiva do crescimento da oferta de alimentos era inferior ao que se previa para população.

Conheça as principais teorias demográficas: malthusianismo, neomalthusianismo e reformismo.

A teoria malthusiana, criada no século 18 por Thomas Malthus, relatava que o crescimento populacional sempre iria ser maior do que a capacidade humana de produzir alimentos, ou seja, o crescimento desgovernado da população cresceria em progressão geométrica e a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética, ...

Segundo os reformistas se há uma melhora na vida da população pobre, há mais acesso a educação, saúde e informação, impedindo assim o rápido crescimento demográfico.