Quais os principais atletas destaques brasileiros?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Atletas que fizeram história nas olimpíadas

  • Maria Lenk. Ainda que nunca tenha conquistado uma medalha, a nadadora Maria Lenk é um grande nome no esporte por ter sido a primeira mulher sul-americana a participar de uma Olimpíada — de Los Angeles, em 1932. ...
  • Oscar Schmidt. ...
  • Robert Scheidt. ...
  • Adhemar Ferreira. ...
  • Rafaela Silva.

Os principais atletas masculinos e femininos são: Adhemar Ferreira da Silva, Robert Scheidt, Joaquim Cruz, Torben Grael, Serginho, Cesar Cielo, Arthur Zanetti, Jackie Silva, Vanderlei Cordeiro de Lima e Sheilla.

Ayrton

Ayrton conquistou o público brasileiro ao se tornar a imagem solidificada de determinação e esperança que a nação precisava diante de todo o cenário político-cultural das duas últimas décadas anteriores a sua ascensão.

O Brasil já venceu em cinco oportunidades, com Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho Gaúcho (2005) e Kaká (2007). O mundo está acostumado a ver grandes atacantes ou meio-campistas a vencer a disputa. Porém, em 1963, o goleiro russo Lev Yashin conquistou o prêmio.

Saiba quais as 4 maiores atletas femininas do Brasil

  1. Aída dos Santos. Aída é uma ex-atleta brasileira que se destacou no atletismo nos anos 60 e 70, sendo a primeira mulher negra a representar o Brasil em uma Olimpíada, nos Jogos de Tóquio, em 1964. ...
  2. Daiane dos Santos. ...
  3. Maria Lenk. ...
  4. Rafaela Silva.

No período, a CBAt organizou três Campeonatos da IAAF: Mundial Feminino de 15 km no Rio de Janeiro, em 1989, Mundial de Maratona em Revezamento em Manaus, em 1998, e o Mundial de Meia Maratona, no Rio de Janeiro, em 2008. Compõem a CBAt as Federações do Atletismo dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Na história dos Jogos, o Brasil tem três campeões olímpicos no atletismo (Joaquim Cruz, Maurren Maggi e Thiago Braz), e um bicampeão olímpico (Adhemar Ferreira da Silva).

Alison dos Santos se torna imbatível no atletismo
Assim, se tornou um dos principais nomes da modalidade em todo o mundo, não perdendo nenhuma prova em que participou nesse ano.

O carioca Hugo Calderano, de 25 anos, se tornou neste domingo (30) o número 3 do mundo no tênis de mesa e, de quebra, passou a ser o maior jogador das Américas, ultrapassando o norte-americano Sol Schiff, que detinha a posição desde 1938.

Daniel Ferreira do Nascimento, o Danielzinho, registrou uma sequência de resultados históricos para o atletismo brasileiro neste domingo (17): quebrou o recorde sul-americano na distância mais tradicional do atletismo, os 42km, e superou a marca de 23 anos do maratonista Ronaldo da Costa — de 2h06min05s, em 1998, em ...

Daniel do Nascimento: 2:06.10 em Valência 2021, primeiro corredor latino americano mais jovem a correr na primeira meia maratona, em 1:03.01 e a segunda parte da maratona em 1:03.09. Marilson Gomes dos Santos: 2:06.34, na maratona de Londres 201, 59:33 minutos na meia maratona, recordista sul americano da prova.

Carl Lewis e Michael Johnson integram lista dos multicampeões. Com 11 ouros, três pratas e dois bronzes, num total de 16 medalhas, a americana Allyson Felix é a maior medalhista da história dos Mundiais de Atletismo.

O principal jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, também é brasileiro, assim como Marta, jogadora ainda em atividade e considerada a melhor do mundo.

O maior artilheiro da história do esporte, tricampeão da Copa do Mundo e condecorado como o Rei do Futebol. Pelé foi eleito como o atleta do século XX e é referência quando se fala em futebol brasileiro. O ídolo da Seleção Brasileira e do Santos é o primeiro em praticamente todas as listas e encabeça a nossa também.

O que você talvez desconheça é que foi o rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, que celebrizou a camisa 10 durante a seleção brasileira e também no período que atuou no Santos Futebol Clube.

O nadador americano Michael Phelps, com 28 medalhas no total em 4 olimpíadas, é o atleta que mais medalhas ganhou. Ele também detém o recorde de medalhas de ouro obtidas em Jogos olímpicos, com 23 títulos.

Pelé foi reconhecido mundialmente e colecionou homenagens. Em 12 de julho de 1980, o craque foi eleito 'Atleta do Século' por jornalistas das 20 maiores publicações de esportes do mundo.