Quais os principais autores do Modernismo em Portugal?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Seus principais representantes foram Alves Redol, Manuel da Fonseca, Afonso Ribeiro, Joaquim Namorado, Mário Dionísio, Vergílio Ferreira, Fernando Namora, Mário Braga, Soeiro Pereira Gomes ou Carlos de Oliveira, entre outros.

Características do Modernismo em Portugal
questionamento das convenções literárias tradicionais, como a métrica poética; valorização da escrita cotidiana e corriqueira, em detrimento da norma culta; pensamento crítico e contestador; escrita dinâmica, relacionando-se com as transformações tecnológicas da época.

Entre os principais autores do período, destacam-se José Régio — fundador e diretor da Revista Presença, considerado o grande teórico do grupo —, Miguel Torga, João Gaspar Simões, Adolfo Casais Monteiro e Branquinho da Fonseca.

Autores e Obras do Realismo Português
Eça de Queiroz: O Crime do Padre Amaro; O Primo Basílio; O Mandarim; A Relíquia; Os Maias; A Ilustre Casa de Ramires; Correspondência de Fradique Mendes; A Cidade e as Serras; A Tragédia da Rua das Flores.

O modernismo português desenvolveu-se desde o início do século XX até o final do Estado Novo, na década de 1970. Trata-se de um período amplo, no qual três vertentes são muito importantes: o Orfismo, o Presencismo e o Neorrealismo, cada um com características marcantes e de grande influência.

Mediante o Manifesto Pau-Brasil e do Manifesto Antropofágico, é possível perceber que os escritores do movimento pretendiam contar a história do Brasil sob um viés mais crítico e incluindo o cotidiano da população. Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira são os principais autores dessa fase.

Carlos Drummond de Andrade

No período do modernismo, importante escola literária, um dos poetas que mais se destacaram no Brasil foi Carlos Drummond de Andrade. Além de poeta, também se sobressaiu no país como contista e cronista brasileiro.

O grupo era formado por Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Anita Malfatti (1889-1964). O escritor Mário de Andrade tem obras de romances, poemas e críticas.

Suas principais obras da 1ª fase do modernismo foram: Os Condenados (1922); Memórias Sentimentais de João Miramar (1924); Manifesto Pau-Brasil (1925);

De 13 a 18 de fevereiro de 1922 acontecia, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna ou "Semana de 22", como ficou conhecida na História. O evento foi organizado para celebrar o centenário da independência do Brasil (em 1822), e aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, marcando o início do Modernismo no Brasil.

O Orfismo, também conhecido como primeira fase do modernismo em Portugal, foi criado por um grupo de artistas portugueses, entre eles, Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro.

Fernando Pessoa é um dos mais importantes escritores portugueses do modernismo e poetas de língua portuguesa. Destacou-se na poesia, com a criação de seus heterônimos sendo considerado uma figura multifacetada.

O movimento moderno se iniciou na primeira década do século XX, a princípio na Europa, chegando posteriormente ao Brasil por volta dos anos 20.

O Modernismo em Portugal compreende quatro diferentes períodos: Orfismo, Presencismo, Neorrelismo e Surrealismo, embora alguns estudiosos contestem essa divisão.

A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. No continente europeu, o Modernismo foi um conjunto de tendências artísticas que excediam a liberdade criadora e o rompimento com o passado.