Quais os principais esquemas para classificar os organismos?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 12 votos

A classificação das principais categorias taxonômicas fica da seguinte forma:

  • Reino - Maior unidade de classificação dos seres vivos. ...
  • Filos - Agrupam classes semelhantes.
  • Classes - Incluem seres de ordens semelhantes.
  • Famílias - Composta por organismos de gêneros semelhantes.
  • Gêneros - Agrupa Espécies semelhantes.

Na Biologia, o reino é um tipo de organização utilizada para agrupar os indivíduos de acordo com a semelhança entre as características estruturais, anatômicas e genéticas. Os cinco reinos biológicos são: Reino Animal, Animalia ou Metazoa.

Para agrupar os seres vivos em reinos são usados critérios de classificação, que são: o tipo de célula (procariota ou eucariota), se o organismo é capaz ou não de fabricar o próprio alimento (autotrófico ou heterotrófico) e a quantidade de célula (unicelular ou pluricelular).

Reino animal: principais características e classificações

  • Anfíbios.
  • Aves.
  • Mamíferos.
  • Peixes.
  • Répteis.

A taxonomia é a área da Biologia dedicada à organização e classificação dos seres vivos. É uma área de extrema importância, pois, afinal de contas, lida com uma quantidade absurda de espécimes e, sem uma devida classificação, seria impossível o estudo preciso e vital para a melhoria de conhecimento do mundo natural.

Os três domínios existentes são: Archaea, Bacteria e Eukarya.

Exemplos: bactérias, cianobactérias, protozoários, algumas algas e alguns fungos. Pluricelular: organismo constituído por várias células. Exemplos: algumas algas, alguns fungos, todos os vegetais (considerando-se que as classificações atuais colocam todas as algas eucariontes no Reino Protista) e todos os animais.

Classificação biológica é o sistema pelo qual os seres vivos são organizados. Entre as diversas formas de classificação, a em três domínios é mais aceita atualmente. A classificação biológica é um sistema utilizado para organizar os seres vivos por meio de critérios preestabelecidos.

Os seres vivos podem ser divididos em dois grandes grupos de acordo com sua organização celular: procariontes e eucariontes. Os procariontes, maioria dos microrganismos estão nesse grupo, apresentam organização mais simples e os eucariontes são seres mais complexos e com núcleo celular bem definido.

De acordo com o número de células, os organismos podem ser unicelulares ou multicelulares. São chamados de organismos unicelulares aqueles que apresentam apenas uma célula, enquanto os multicelulares apresentam corpo rico em células.

A classificação das espécies possibilita compará-las, ressaltando semelhanças e diferenças. Além disso, a nomeação das espécies, segundo um código universal, faz com que seja imediato o reconhecimento da espécie em qualquer lugar do mundo.

Foi ele quem propôs classificar os seres vivos em categorias taxonômicas, a partir da análise de semelhanças entre grupos de indivíduos. Assim, definiu espécie como o taxa mais específico, sendo procedido do gênero, família, ordem, classe, filo e reino.

As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.

Níveis de organização em biologia são: átomo, molécula, organela, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera. Os níveis de organização em biologia são a forma hierárquica das estruturas biológicas.