Quais os quatro fatores que influenciam na decisão de compra?

Perguntado por: rnascimento4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Quais fatores que influenciam a compra?

  • Cultura. O primeiro e mais forte fator de influência no comportamento do consumidor é a cultura na qual ele está inserido. ...
  • Papel Social. ...
  • Medos e frustrações. ...
  • Desejos e necessidades.

Entre os fatores, encontram-se: qualidade do produto, valores e organização da empresa, sabor e aparência do produto. Esses quesitos influenciam e estimulam na hora da aquisição do produto.

As etapas do processo de decisão de compra são: reconhecimento da necessidade; busca por informações; avaliação das alternativas pré-compra; compra; consumo; avaliação e descarte.

Há quatro tipos principais de comportamento de compra: comportamento complexo, comportamento de redução de dissonância, comportamento habitual e comportamento de busca por variedade.

O estudo do comportamento do consumidor avalia os fatores que influenciam a compra. Alguns deles estão ligados diretamente à cultura, sociedade, estágio do ciclo de vida do produto, medos, frustrações, bem como seus desejos e necessidades.

Os principais fatores de influência na decisão de compra

  1. Classe social. Um ponto importante que vai influenciar a decisão de compra do consumidor é a sua classe social. ...
  2. Faixa etária e estágio de vida. ...
  3. Estilo de vida. ...
  4. Influenciadores. ...
  5. Off-line, online e mobile.

Além disso, a evolução econômica também influencia o comportamento do consumidor. Por exemplo, quando a renda aumenta, as pessoas tendem a gastar mais. Além dos fatores externos, os fatores internos influenciam diretamente no comportamento como: necessidades individuais, desejos, atitudes, intenções e expectativas.

Nesse momento, a pessoa passa por mais algumas etapas: Identificação da alternativa preferida, conforme os critérios de avaliação; Intenção de compra, depois de tomar a decisão final; Implementação da compra, que conclui o processo de decisão.

São as características pessoais de cada consumidor, como idade, gênero, ocupação, estilo de vida, estado civil, entre outros. E cada uma dessas características vai nos dando dicas sobre o cliente ideal. Por exemplo, a idade nos ajuda a identificar o que exatamente o consumidor pode ou não comprar.

A percepção do cliente é altamente influenciada por vivências pessoais, mesmo que elas não tenham relação direta com a experiência de compra de um produto ou serviço. Você se lembra do exemplo do perfume? Foi um exemplo de vivência sem essa associação.

Como atrair mais clientes

  • Conheça seu cliente. ...
  • Posicione sua empresa. ...
  • Aprenda a se comunicar. ...
  • Ofereça uma boa experiência de compra. ...
  • Tenha presença digital. ...
  • Invista no relacionamento. ...
  • Conheça o marketing de conteúdo. ...
  • Comece a planejar.

Os 4 Ps do marketing (Mix de Marketing ou Composto de Marketing) são um conjunto de fatores que uma empresa pode aproveitar para realizar estratégias que a ajudem a obter resultados positivos nas vendas. A definição de cada um dos 4 Ps é: produto, preço, praça e promoção.

O conceito dos 4As do Marketing foi criado por Raimar Richers, as questões relacionadas aos mesmos são, em geral, definidas antes da empresa compor os seus 4Ps.

O processo de decisão de compra do cliente envolve cinco etapas básicas. É o processo pelo qual os cliente avaliam a tomada de uma decisão de compra. As 5 etapas são reconhecimento do problemas, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e avaliação pós-compra.

Um sinal de compra é uma ação que indica uma oportunidade para um representante de vendas entrar em contato com um cliente potencial. Isso ajuda a determinar o quanto uma pessoa precisa do produto ou serviço para que um representante de vendas possa se concentrar naqueles que são mais propensos a comprar.

O consumidor é influenciado em suas decisões de compra pelo contexto social em que vive, por seu grupos de referência, pela família e pelos papéis e posições sociais que assume. Como consumidores, somos influenciados em nossas decisões de compra pelo contexto social em que vivemos.

Hoje discutiremos sobre quais são os princípios básicos para que a gestão de compras corporativas seja efetivada de forma satisfatória.

  • Negociação. ...
  • Estoque. ...
  • Custo. ...
  • Qualidade. ...
  • Meio ambiente. ...
  • Tecnologia.

Os fatores internos são aqueles sob o controle direto do gerente e da equipe. Por exemplo, cumprimento de escopo, tempo, custo e qualidade.