Quais os riscos de fazer lavagem intestinal?

Perguntado por: icalixto9 . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Ainda que seja de simples execução, pode acarretar riscos como infecções, perfuração do intestino, hemorragias e transmissão de doenças. Na prática, a indicação da lavagem intestinal é feita pelo médico, acompanhada da prescrição da solução que deverá ser utilizada no procedimento.

A lavagem intestinal é um procedimento indicado para esvaziar o intestino em situações de prisão de ventre, ou antes da realização de uma cirurgia ou exame. Normalmente, quando necessário, a lavagem é realizada por uma equipe médica depois que outros procedimentos são testados antes, como o uso de laxantes.

– Retirar as luvas; – Lavar as mãos; – Observar e anotar as características das fezes, o número de evacuações e as reações do paciente durante o tratamento; – Lavar e guardar o material reutilizável (cuba rim, borracha e irrigador);

A lavagem intestinal é contraindicada para pessoas que possuem doenças anorretais ou que tenham sido submetidas a cirurgia recente na região.

O efeito ocorre no mesmo dia.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Existem diversas formas de se realizar a lavagem retal. A maioria utiliza água encanada, porém é possível também o uso de produtos vendidos em farmácia para enema, com soluções com fosfato, glicerina e sorbitol.

No entanto, o clister não deve ser feito mais do que 1 vez por semana, pois pode causar alterações na flora intestinal e provocar alteração do trânsito intestinal, piorando a prisão de ventre ou levando ao surgimento de diarreia crônica.

O procedimento lavagem intestinal ou enteroclisma ou enteróclise é realizado pela enfermagem mediante prescrição médica e consiste na introdução de grande quantidade de líquido (1.000ml) no reto e cólon sigmóide, para remoção das fezes do intestino grosso através da instilação de soluções sob pressão, por via retal.

A lavagem intestinal pode ser executada por meio do enteroclisma, na posição de Sims, e geralmente são utilizadas soluções hiperosmolares, como a solução glicerinada ou óleo mineral, atraindo água para dentro da luz intestinal, acelerando o trânsito intestinal.

Principais sintomas
Um dos primeiros sinais da obstrução intestinal é a parada na eliminação de fezes e gases. A prisão de ventre pode vir acompanhada de dor abdominal, inchaço, náuseas, vômito e diminuição do apetite.

O posicionamento do paciente a ser submetido à lavagem intestinal deve proporcionar conforto e facilitar o acesso ao trato intestinal. Para isso, é necessário que o paciente seja colocado em decúbito lateral esquerdo.

PROCEDIMENTO: 6-Posicionar o paciente em decúbito lateral esquerdo, com o quadril e joelhos flexionados (posição de Sims). retenção do líquido.

Se o intestino for “preguiçoso” e houver acúmulo de fezes no início do intestino grosso já medicações mais efetivas, por isso é importante uma avaliação especialista, para definir o melhor tratamento direcionado para seu caso.

A chuca, também conhecida como "ducha higiênica" ou enema, é a lavagem com a introdução de pequena quantidade de água dentro do reto e do ânus. Um dos objetivos é evitar que fezes saiam durante a relação. Para realizar o procedimento, são usados cerca de 150 ml de água.

Laxantes emolientes
Também conhecidos como amaciantes de fezes, os emolientes são um dos laxantes fortes e rápidos para quem está precisando evacuar.

Dulcolax® Supositórios 10 mg
Laxante de ação rápida para o alívio da prisão de ventre ocasional. Adequado para adultos e crianças a partir dos 10 anos que procuram uma solução que proporcione um alívio rápido através de uma ação local, amolecendo as fezes e estimulando os músculos intestinais.

Na verdade, o próprio pâncreas humano produz naturalmente bicarbonato de sódio para proteger o intestino. Como um antiácido absorvível, o bicarbonato de sódio neutraliza rapidamente o ácido estomacal e alivia os sintomas de refluxo (eCycle, 2018).

Fleet-Enema Líquido é recomendado para o alívio da prisão de ventre, no esvaziamento do cólon no pré e pós-parto e no pré e pós-operatório; na preparação para exames proctológicos e radiológicos. Promove a evacuação intestinal, aumentando o volume e o teor de água das fezes.