Quais os sintomas da Apojadura?

Perguntado por: rcrespo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

As sensações durante essa transformação podem variar de um organismo para outro, mas há sintomas que costumam aparecer na maioria dos casos. Eles incluem: aumento e endurecimento dos seios; dor; impressão de peso; vermelhidão ,e maior temperatura das mamas.

A apojadura normalmente acontece entre o terceiro e o quinto dia após o parto. Porém, em alguns casos essa descida do leite não acontece, o que pode impactar diretamente o bebê, já que ele passa a ter necessidades nutricionais maiores conforme o seu estômago cresce.

O que é apojadura? Apojadura é o preparo da mama para a produção de leite que, geralmente, acontece até cinco dias após o parto. Neste período, as mamas ficam maiores e bem cheias, por igual, e algumas vezes quentes.

O empedramento do leite materno
Tecnicamente chamado de ingurgitamento mamário, o leite empedrado acontece por retenção e acúmulo de leite nos alvéolos da mama. Algumas mulheres podem produzir muito leite, fatalmente prejudicando o bebê durante as mamadas.

A apojadura caracteriza-se por um aumento no volume e na temperatura das mamas, que podem ficar dolorosas e sensíveis num primeiro momento. Mas isso é absolutamente normal e, com o tempo, a produção de leite se estabelece, fazendo as mamas voltarem ao seu “estado” habitual.

E o que é apojadura tardia? Por sua vez, a apojadura tardia acontece quando a descida do leite vem depois do quinto dia do parto. Isso acontece por razões relacionadas à mãe, ao bebê e também ao tipo de parto.

A especialista dá algumas dicas que podem aumentar a produção de leite: - Amamentar muitas vezes ao dia: quanto mais o bebê mama, mais leite será produzido. - Fazer massagem na mama; - Fazer compressas mornas; - Repousar sempre que possível.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

Reflexo da “descida” do leite (ejeção)
Pode ser que você tenha um pouco de dor nos seios quando eles estiverem se enchendo antes de uma próxima mamada. O reflexo da descida, também conhecido como reflexo da ejeção do leite, é provocado pela ação do hormônio ocitocina.

A região dos seios é bastante sensível. Isso se dá pelo grande número de terminações nervosas, que enviam sinais ao cérebro para que ele responda aos estímulos de dor, calor ou toque, por exemplo. A sensação de agulhadas pode ser sinal de algum distúrbio nervoso ou até mesmo de câncer de mama.

Como a descida do leite após o parto independe da sucção do bebê (e isso ocorre somente nesse momento!), o leite se acumula no alvéolo e fica “empedrado”. Embora que essa sensação seja passageira, costuma durar entre 24 e 48 horas, pode causar muita dor para a mãe!

Algumas mulheres simplesmente não apresentam apojadura e isso não se configura em um problema; elas simplesmente já iniciam a lactação com o volume adaptado às necessidades do bebê. Isso não quer dizer que a mulher não produz leite suficiente ou que haja algo errado com seu organismo.

Poucas mães têm dificuldade em produzir leite materno suficiente devido a motivos médicos, como: Perda de sangue excessiva (mais de 500 ml) durante o parto ou retenção de fragmentos da placenta podem atrasar a descida do leite (que geralmente ocorre cerca de três dias após o parto).

Os sintomas da inflamação ou mesmo infecção da cesariana são:

  1. Vermelhidão no local.
  2. Cicatriz quente e endurecida.
  3. Dor ou ardência na região.
  4. Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.
  5. Alta sensibilidade ao se levantar, movimentar ou sentar.

Quando há ducto entupido é possível aparecer uma bolinha branca na ponta do mamilo, que pode ser quase imperceptível de tão pequena. É possível remover esse pontinho branco esfregando cuidadosamente uma toalha úmida após o banho ou ainda furar a bolinha branca com uma agulha fina, esterilizada.