Quais os tipos de abstinência?

Perguntado por: nduarte4 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Existem outros tipos de abstinências, como a abstinência alimentar, abstinência disciplinar, abstinência sexual etc. A abstinência sexual é a privação de relações sexuais, muitas vezes com o objetivo de prevenir doenças, como a AIDS, e outras doenças sexualmente transmissíveis.

O usuário pode ter convulsões, hiperatividade, tremores, insônia, alucinações visuais, táteis e auditivas, descontrole psicomotor e ansiedade. A Síndrome pode se dividir em: SAA – Síndrome de Abstinência Aguda e a SAD – Síndrome de Abstinência Demorada.

Significado de Abstinência
substantivo feminino Ação de abster, de se privar de alguma coisa, em particular de um alimento, por uma razão religiosa; privação: abstinência de carne. Ação de se abster do contato ou de ter relações sexuais; continência. Ação de evitar certos vícios dos quais se é dependente.

Quais são as drogas que causam crises de abstinência mais graves?

  • HEROÍNA. A droga vicia em apenas cinco doses e apresenta as crises de abstinência mais intensas, provavelmente por causa de sua composição e de seu efeito no sistema nervoso central. ...
  • COCAÍNA. ...
  • CRACK. ...
  • ÁLCOOL. ...
  • MACONHA. ...
  • CIGARRO. ...
  • Leia também:

A abstinência emocional se refere à dificuldade de alguém para ficar sem a pessoa que sente afeto. Os motivos que levam a este sentimento podem ser os mais diversos.

Entre os principais sintomas da abstinência estão: dor de cabeça, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração, tosse, indisposição gástrica e outros.

As crises de abstinência surgem por associação de vários fatores. Geralmente, elas são impulsionados por características emocionais, herança genética, padrões de gênero, estilo de vida e aspectos comportamentais e sociais.

Como identificar sintomas de abstinência do álcool?

  • ansiedade, frequência cardíaca acelerada e nervosismo;
  • irritação, cansaço e mau humor;
  • falta de clareza de raciocínio;
  • tremores, sudorese, palidez;
  • cefaleia;
  • dificuldade para dormir;
  • náuseas e vômito.

Além disso, pode ser observada também uma alteração significativa no sono, o que faz com que o usuário fique em vigília ou dormindo por muito tempo.

Nas unidades terapêuticas, masculina e feminina, os primeiros 15 dias são os mais difíceis para adaptação e superação das crises de abstinência e fissura, mas também é o período em que as carências de afeto e de cuidado vencem a falta da droga.

A falta de sexo pode provocar irritabilidade, quadros depressivos e queda da imunidade. O professor de psicanálise Ronaldo Coelho afirma que o problema pode ser maior entre os casais monogâmicos quando um deseja o sexo e o outro não.

Decisão de não fazer uso de certos alimentos e bebidas ou evitar práticas sexuais (#At 15.20; 1Tm 4.3).

A dependência física caracteriza-se pela presença de sintomas e sinais físicos que aparecem quando o indivíduo pára de tomar a droga ou diminui bruscamente o seu uso: é a síndrome de abstinência.

Segundo o Instituto Superior de Estudos Psicológicos da Espanha, a dependência tecnológica (também chamada de “dependência sem droga”) atinge especialmente os adolescentes, que quando abusam das redes sociais experimentam síndrome de abstinência, mal-estar emocional, disforia, insônia, irritabilidade e inquietação.

Um exemplo é o chá de angélica, planta comum na Europa e muito eficiente para ajudar no controle da ansiedade e depressão. O girassol mexicano é um potente remédio para abstinência, totalmente natural.

As principais são as anfetaminas, a nicotina (presente no cigarro) e a cocaína, que geralmente inibem as sensações de fome, cansaço e sono, podendo produzir estados de excitação e aumento da ansiedade.

Os efeitos imediatos da administração de cocaína manifestam-se de maneira geral, por um estado de euforia, bem estar, desinibição, loquacidade, resistência ao trabalho, perda de apetite, liberação erótica e insônia.

As consequências da cocaína no organismo de quem cheira pó
Pequenas quantidades de coca, menos de 10%, são excretadas na urina. Portanto, ela pode ser encontrado na urina por 8 horas após uma pessoa cheirar cerca de 1,5 mg/kg, até um limite máximo de 12 horas.