Quais os tipos de constrangimento?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

O constrangimento ilegal tem três formas de execução: violência, grave ameaça e outros meios capazes de reduzir a resistência da vítima.

Art. 136-A. Intimidar, ameaçar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar, difamar, injuriar, caluniar ou expor pessoa a constrangimento físico ou moral, de forma reiterada. Pena – reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos e multa.

Portanto, se o mal injusto for criminoso, haverá constrangimento ilegal; caso contrário, haverá ameaça. Quanto à elementar grave, a referência é feita à extensão do dano, de modo que o mal prometido tenha grande importância à vítima, de forma a intimidá-la.

No caso de danos morais no ambiente de trabalho, as provas utilizadas podem ser gravações, fotografias, e-mails, mensagens de celular, testemunhas. É preciso demonstrar que as atitudes ocorreram e que causaram abalos psíquicos e/ou físicos ao empregado.

O crime de constrangimento ilegal consiste, nos termos do art. 146 do CP, na conduta pela qual o indivíduo visa constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda.

Significado de Constrangido
Que permanece contra sua própria vontade; submetido. Que não tem escolha; que sofreu coação; coagido. Que tende a se sentir mal em lugar estranho; envergonhado. Que sente aborrecimento; incomodado.

Constranger é obrigar, coagir. Causar embaraço, vergonha ou importunar outrem é outra coisa!

O que fazer para lidar com situações constrangedoras em público?

  1. 1 – A VERGONHA E O MEDO. Até quem possui larga experiência de falar para muitas pessoas pode, em algum momento, sentir-se envergonhado em alguma situação. ...
  2. 2 – DESENVOLVIMENTO PESSOAL. ...
  3. 3 – ASSUMA SEUS ERROS. ...
  4. 4 – RESPIRE. ...
  5. 5 – ESTUDE. ...
  6. 6 – INVISTA EM ORATÓRIA.

Tema atualizado em 6/10/2020. A cobrança abusiva por meio de coação, humilhação ou constrangimento viola a norma do art. 42 do Código de Defesa do Consumidor e configura crime de consumo, nos termos do art. 71 do referido diploma legal.

Dos crimes contra a honra

  • DOS CRIMES CONTRA A HONRA.
  • Calúnia. Caluniar -é dizer de forma mentirosa que alguém cometeu crime. ...
  • Difamação. ...
  • Injúria. ...
  • DIFERENCIAÇÃO.

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos. O tema ainda é discutido, principalmente quando se trata de grandes empresas envolvidas e prejuízos de grande montante.

Do ponto de vista jurídico, o crime de coação é caracterizado como o ato de agir com pressão ou violência (física ou verbal) perante outra pessoa, com o propósito de obter algo contra a vontade desta. A coação é considerada uma injustiça, pois fere diretamente o direito a liberdade de ação dos indivíduos, por exemplo.

A seguir, algumas regras básicas.

  1. Seja sempre cordial, mas evite intimidades com os colegas de trabalho e também com o seu chefe. ...
  2. Saiba diferenciar a hora de trabalhar da hora de conversar. ...
  3. Nada mais insuportável do que aquele colega de trabalho que vive reclamando de tudo. ...
  4. Não seja inconveniente. ...
  5. Fofoca.

O crime de ameaça é previsto no artigo 147 do Código Penal e consiste no ato de ameaçar alguém, por palavras, gestos ou outros meios, de lhe causar mal injusto e grave e, como punição, a lei determina detenção de um a seis meses ou multa.

O dano moral é a violação da honra ou imagem de alguém. Resulta de ofensa aos direitos da personalidade (intimidade, privacidade, honra e imagem). O dano estético configura-se por lesão à saúde ou integridade física de alguém, que resulte em constrangimento.

Assédio Moral Vertical Descendente; 2. Assédio Moral Organizacional; 3. Assédio Moral Horizontal; e, por fim, 4. Assédio Moral Vertical Ascendente.