Quais os tipos de patrimônio cultural?

Perguntado por: unogueira3 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Trabalhando com esses conceitos e visando facilitar o acesso ao conhecimento dos bens nacionais, a gestão do patrimônio é efetivada segundo as características de cada grupo: Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Arqueológico e Patrimônio Mundial.

Tipos de Patrimônio Cultural
Dentro dos culturais, é possível separar em dois grandes grupos: materiais e imateriais.

O Brasil ratificou a Convenção, em 1978. De acordo com a classificação da UNESCO, o Patrimônio Cultural é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham valor universal excepional do ponto de vista histórico, estético, arqueo-lógico, científico, etnológico ou antropológico.

Exemplos de patrimônio material
museus, edifícios, igrejas e catedrais; fotografias, documentos e livros; roupas e elementos de vestuário.

Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais.

Confira a lista de Patrimônios Naturais do Brasil para conhecer!

  1. Fernando de Noronha/PE e Atol das Rocas. ...
  2. Floresta Amazônica. ...
  3. Parque Nacional do Iguaçu/PR. ...
  4. Pantanal. ...
  5. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas/GO. ...
  6. Costa do Descobrimento/BA. ...
  7. Reservas da Mata Atlântica do Sul e Sudeste.

Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Histórico.

Dos 47 bens culturais imateriais brasileiros reconhecidos pelo IPHAN, 5 foram inscritos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, a Arte Kusiwa-Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajapi, o Frevo, o Círio de Nazaré e a Roda de Capoeira.

IV – Patrimônio Natural: Os bens relativos ao meio ambiente e que podem ser classificados como culturais a partir do seu relacionamento com a sociedade. São eles as florestas, matas, lagoas, mangues, dunas, serras.

Patrimônio Cultural Imaterial
Esses bens são o reflexo da cultura de um povo, bem como de seus hábitos, expressões e costumes, que são transmitidos de geração em geração. Como exemplos, temos as manifestações artísticas ligadas à Dança e a Música, como o Samba, o Frevo, a Capoeira, o Maracatu e a festa do Boi Bumbá.

Os patrimônios registrados são os bens culturais imateriais reconhecidos formalmente como Patrimônio Cultural do Brasil. Esses bens caracterizam-se pelas práticas e domínios da vida social apropriados por indivíduos e grupos sociais como importantes elementos de sua identidade.

São quatro edifícios articulados no entorno de um espelho d'água: a Igreja de São Francisco de Assis, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte) e o Iate Golfe Clube (Iate Tênis Clube), construídos entre 1942 e 1943.

Dentro da história e da arquitetura, o patrimônio se divide em duas categorias: os bens considerados materiais e os imateriais que juntos representam a identidade, cultura e história de um determinado povo.

Por meio do patrimônio histórico cultural podemos conhecer a história e tudo que a envolve. Por exemplo, a arte, as tradições, os saberes de determinado povo. Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a sua identidade. Trata-se, portanto, de um ato de construção da cidadania.