Quais os tipos de ralo para banheiro?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

5 tipos de ralos

  1. Ralo seco simples. Ralo seco é um dos tipos mais populares. ...
  2. Ralo sifonado. Ralo sifonado evita odores de esgoto no banheiro. ...
  3. Ralo oculto. O ralo oculto fica bem discreto no piso, quase imperceptível. ...
  4. Ralo de Canto. Esse modelo ajuda no escoamento de água. ...
  5. Ralo linear.

É essencial que o ralo de banheiro linear fique no mesmo nível do revestimento para garantir a queda d'água. Ou seja: o contrapiso do box precisa ter um rebaixo para fazer o encaixe da peça. Os ralos lineares precisam ser ligados à caixa sifonada e, preferencialmente, devem ser instalados no canto do box.

Os ralos lineares possuem tamanhos diferentes, o que permite uma versatilidade de uso e pode ser usado em áreas internas e externas. Ralo oculto: conhecido como ralo invisível, esse ralo é um modelo que tem a mesma função de escoamento dos demais, porém, mais estético.

Ralo linear
Ele tem um comprimento maior do que os ralos tradicionais e conta com uma grade interna, que impede a passagem da sujeira. No entanto, a utilização do ralo linear pode ser mais desafiadora em revestimentos muito grandes, colocados em espaços pequenos.

O que é ralo oculto? O ralo oculto, também conhecido como ralo invisível ou linear, é produzido em poliestireno, um plástico rígido que também é utilizado para fabricar disjuntores. Esse tipo de ralo é instalado bem rente ao chão e, por isso, fica quase imperceptível no ambiente.

Geralmente, é indicado utilizar o ralo seco para chuveiros, já que o escoamento de água é mais rápido nesse modelo, e o ralo sifonado no piso dos ambientes, para evitar o mau cheiro.

O tipo de ralo sifonado pode ser usado no chão da cozinha, banheiro ou até mesmo no quintal.

Melhor escoamento de água
O ralo linear, obviamente, proporciona um maior e mais rápido escoamento de água. Com isso, quando chegar o dia da faxina, não haverá grandes dificuldades em retirar a água utilizada para a limpeza do ambiente.

Ajuda fazendo com que a água do chuveiro escoe sem problemas e muitos outros fatores.

Saiba o que considerar para escolher o ralo ideal

  1. Local de instalação. Algumas pessoas pensam que ralos só devem ser instalados em locais pontuais, como banheiro, cozinha e área de serviço. ...
  2. Qualidade e resistência do material. ...
  3. Frequência de uso. ...
  4. Decoração do espaço. ...
  5. Limpeza.

O ralo linear pode ser usados em ambientes internos como banheiros, lavabos, vestiários, cozinhas, lavandeiras, terraços, varandas gourmet, bem como, em áreas externas a exemplo das garagens, edículas e piscinas.

Quais as vantagens do ralo oculto? O ralo oculto, ou ralo invisível, pode ser seco, escoando a água diretamente, ou sifonado, modelo com uma caixa receptora que impede a subida do mau cheiro devido a sua reserva de água limpa.

Disponível nos tamanhos 50 cm, 70 cm e 90 cm, o ralo de banheiro linear garante o melhor escoamento dos despejos líquidos.

Por padrão, os ralos lineares possuem comprimentos entre 50 cm e 1,30 m. Entretanto, eles podem ser cortados para se encaixarem melhor em sua necessidade. Além disso, podem ser produzidos com tamanhos diferenciados para áreas personalizadas em cada projeto.

antes de tomar banho, coloque uma tela de proteção no ralo para evitar o acúmulo dos fios; escove os cabelos antes do banho para diminuir a quantidade de queda dos fios na hora da lavagem; evite usar produtos muito oleosos no banho, pois ao se misturarem com os fios acabam piorando o entupimento do ralo.

Deve-se também respeitar o espaço de 3,0 a 4,0 mm entre o piso/parede e a tampa do ralo. É justamente nas frestas que a água passará.

O ralo click inteligente é uma inovação no mercado de acessórios para banheiro e cozinha. Ele é um tipo de ralo que permite abrir e fechar o escoamento da água de forma simples e prática, sem a necessidade de puxar e empurrar uma haste ou outro mecanismo semelhante.

O ralo linear oculto é um modelo composto por uma grelha metálica, que faz o papel da tampa, e por uma calha de escoamento. “Normalmente, essa tampa é revestida com o próprio piso do ambiente, de modo que a presença do ralo praticamente nem é percebida”, explica Cristiane.

RALO SECO: A principal característica é que o ralo seco não possui mecanismo de sifão. A água passa pela caixa receptora e vai direto para o sistema de esgoto. A principal vantagem desse ralo é que o escoamento de água é mais rápido, porém pode existir o retorno de cheiros indesejados.

Naftalina no ralo: essa é uma medida mais paliativa. Deixe algumas bolas de naftalina dentro do ralo, de modo que elas não desçam. A ação evita o mau cheiro e também ajuda a evitar a subida da “inimiga”; Uso da caixa de gordura: instalar uma caixa de gordura na sua casa é muito importante.

Como mencionamos, o ralo de fundo tem uma função objetiva e prática: fazer a sucção de toda a sujeira que chega ao fundo da piscina, permitindo que ocorra, também, a circulação da água.