Quais os traços culturais herdados de portugueses holandeses ou franceses no Brasil?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Resposta verificada por especialistas. Dos holandeses, os brasileiros herdaram traços culturais relativos às formas de plantio, sendo que os portugueses contribuíram com o idioma e as festividades e os franceses, por outro lado, trouxeram sua rica culinária com base na manteiga.

Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.

“Santarém é uma das cidades da Amazônia onde a herança portuguesa é mais expressiva.

Ganhou a primeira ponte do Brasil, ruas calçadas, saneamento, palácios, jardins com plantas importadas e monumentos até então inéditos na região. Além disso, eram comuns festas para senhores de engenho e eventos para a população, dinamizando a vida cultural.

Os franceses inspiraram o mundo. A influência na cidade do Rio de Janeiro se mostra de várias formas: no vocabulário, nas artes, na arquitetura e também na gastronomia. Na “boulangerie”, que nada mais é do que uma espécie de padaria, os diferentes tipos de pães e doces agradam o paladar dos brasileiros.

A herança mais evidente deixada pelos portugueses é, claro, o nosso idioma, falado em todo o território nacional, apesar das suas variações regionais. Arte, culinária e arquitetura são apenas alguns dos exemplos da forte influência lusitana na formação da cultura brasileira.

Há duas correntes de historiadores que fazem a contabilidade do ouro que saiu do Brasil para Portugal, uma defende que foram pelo menos 128 toneladas do metal; outra, crê que foram 150 toneladas. Também há uma terceira corrente, bem menor, afirmando que retiraram mais de 200 toneladas.

Continua sendo o mesmo de sempre: mentiras, bajulação, descaso, cinismo, ineficiência, corrupção, egoísmo, interesses particulares em detrimento do interesse geral, péssimos critérios de justiça e de mérito. Nosso pensamento jurídico é ultrapassado, ainda fincado no raciocínio jurídico dos portugueses da antiguidade.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

São índios, portugueses, africanos, árabes, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e muitos outros povos que ajudaram a formar a população brasileira. Porém, dentre todos esses povos, pode-se destacar três nações que foram fundamentais na origem do povo brasileiro: os indígenas, os portugueses e os africanos.

Os imigrantes contribuíram significativamente para o enriquecimento de nossas origens e na formação de nossa população. Os principais grupos de imigrantes em nosso país são: alemães, espanhóis, italianos, portugueses, japoneses e os africanos (que fizeram uma imigração forçada, pois vieram como escravos).

Os colonos, portugueses trouxeram consigo o Cristianismo e com eles a prática evangélica. Os escravos africanos, provenientes de diversas regiões de África, chegaram com os seus sistemas religiosos animistas.

Pratos típicos à base de coco, pamonha e a canjica também são algumas das heranças indígenas. O hábito de descansar em redes também é herança indígena. Muito presente em praias nordestinas, a rede tem origem indígena e até hoje faz parte do cotidiano de quem mora no nordeste e do turismo nordestino.

~5 milhões de brasileiros teriam ao menos um avô português, podendo assim adquirir nacionalidade portuguesa Muitos outros milhões possuem ascendência portuguesa mais remota. Em todo o Brasil. Presença mais recente em Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pará.