Quais os traumas de uma traição?

Perguntado por: acaetano6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Alguns sintomas que evidenciam um trauma de traição e a necessidade de cura, podem ser:

  • dificuldade em se relacionar, em se expressar ou em gerenciar emoções.
  • perda da autoestima.
  • depressão e ou desânimo.
  • sentimentos de culpa, de raiva.
  • sono excessivo ou insônia.
  • introversão e falta de vontade de conviver com outras pessoas.

Traição: como superar esse trauma?

  1. 1) Coloque todos os sentimentos pra fora. Tentar ser forte nessas horas não é uma das decisões mais inteligentes. ...
  2. 2) Não se culpe. Se culpar nessas horas é comum. ...
  3. 3) Não pense que todo mundo vai fazer isso com você ...
  4. 4) Perdoe. ...
  5. 5) Cuide de si.

Perda de confiança e intimidade
Uma consequência fatal do adultério é a quebra de confiança e a perda de intimidade. Um caso emaranhado é sempre o resultado de um déficit de intimidade no relacionamento conjugal.

K A R M A ! Quem traiu, será traído, quem enganou, será enganado, quem iludiu, será iludido, quem fez chorar, chorará, quem machucou, também será machucado. Essas são as regras da vida, você não precisa se vingar, praguejar, o universo e o tempo se encarregam disso.

Quem trai também sofre? Pode ser que a pessoa que traiu também sofra, sobretudo quando ela reconhece quais foram os sentimentos que seu ato causou em quem foi vítima da traição.

Thiago de Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relacionamentos amorosos, verificou em uma pesquisa realizada com 45 casais que o ciúme desperta a infidelidade: quanto maior o ciúme maior será a infidelidade do parceiro, esse efeito é conhecido como autorealizador.

A traição simboliza quebra de confiança. Quando isso acontece, o traído passa por um período de luto. Como algo muito importante é perdido, o pesar é semelhante ao de quando alguém amado morre. As emoções são tão intensas que podem causar um trauma emocional.

Para a especialista, o ato de romper ou continuar o relacionamento após uma traição nunca pode ser definido como certo ou errado. Segundo a psicóloga, algumas pessoas conseguem superar, enquanto outras não, e a decisão deve ser respeitada. Apesar disso, Iliani pondera que perdoar é diferente de permanecer junto.

De fato, perdoar é um ato nobre do ser humano. Contudo, perdoar uma traição não significa de forma alguma que se queira retomar o relacionamento com a pessoa que traiu. Para algumas pessoas, realmente traição é algo imperdoável, principalmente quando o ato aconteceu diversas vezes e com várias pessoas.

A resposta dos psicólogos é unânime.
A terapia de casal pode ajudar a superar a traição, mas também outros problemas intrínsecos à relação. Os especialistas nunca a consideram como ponto de partida.

auto-traição

O pior tipo de traição possível é a auto-traição. Para Jean-Jacques Rousseau, filósofo de Genebra nascido em 1722, todo ser humano nasce com um projeto vencedor. O problema é que para se enquadrar nas regras sociais muitas vezes o indivíduo se trai, abre mão do nosso próprio caminho em troca de ser aceito.

Raiva, mágoa ou desejo de vingança são sentimentos comuns após a descoberta de uma traição, mas é importante não se deixar levar por eles – para cada ação ou decisão que tomamos em nossa vida, há uma consequência para ela.

Intenção, expectativas, fantasias sexuais e arrependimento (em alguns casos) são fatores que diferenciam homens de animais, já que a motivação para trair é comum para ambos.” Os motivos que levam as pessoas a traírem são complexos e variados, mas os pesquisadores já chegaram a algumas conclusões.

O karma individual é aquele karma fruto das escolhas que fazemos e das ações que tomamos, que vão, certamente, ter um efeito em nossa caminhada. No karma individual, a causa do karma é a própria pessoa, ou seja, é o indivíduo que atrai para si mesmo situações que são o resultado de suas próprias ações.

Traição é falta de caráter. Quando você trai, você não só admite falta de respeito com seu parceiro, mas também com si mesmo. Se trai é porque há vazios. Se há vazios, não existem motivos para que fiquem juntos.

Continuar lendo Como eliminar traumas?