Quais os três tipos de relevo?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

As formas de relevo são classificadas em montanhas, planaltos, planícies e depressões. As formas de relevo representam o conjunto de feições geomorfológicas existentes na superfície terrestre. Elas são classificadas em montanhas, planaltos, planícies e depressões.

a) Os planaltos são mais elevados que as planícies e menos do que as montanhas. Podem apresentar composições cristalinas, sedimentares e basálticas. b) A depressão, quando abaixo do nível do mar, é chamada de absoluta, mas acima do nível do mar e abaixo da região de entorno, é chamada de relativa.

Segundo ele, o país reúne 28 unidades de relevo, classificado de acordo com suas três formas principais: planalto, planície e depressão.

Tipos de relevo
A partir da análise do modelado terrestre, é possível fazer a identificação de quatro formas principais. São elas: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

As principais formas que o relevo se apresenta são: planaltos, planícies, depressões e montanhas.

Relevo é o modelo de superfície do Planeta Terra. Isto é, as formas que a camada externa apresenta devido as ações dos agentes internos (endógenos) e externos (exógenos). É a base da formação de diversas paisagens existentes do planeta, pois exerce influências no clima e, consequentemente, no tipo de vegetação.

O relevo deve ser entendido como as formas adquiridas pela crosta terrestre. Essas formas são montanhas, planaltos, planícies e depressões, classificadas por suas estruturas (formatos) e pelas altitudes que apresentam, ou seja, suas alturas em relação ao nível do mar.

Depressões são formas de relevo rebaixadas que se formaram a partir de um longo processo de erosão. Geralmente apresentam inclinações e localizam-se entre planícies e planaltos. Mar Cáspio, localizado entre o continente europeu e o continente asiático, é um exemplo de depressão.

As planícies correspondem às superfícies relativamente planas. Ocorrem fundamentalmente por meio de acumulação de sedimentos, sendo lugares desprovidos de grandes processos erosivos. Podem ser formadas quando há o acumulo de sedimentos, transportados por rios; nesse caso a planície é do tipo aluvial.

Tipos de planície
São eles: lacustres: formadas em lagos, a partir do acúmulo progressivo de sedimentos; fluviais/aluviais: formadas a partir do depósito de sedimentos carregados pelos rios; costeiras: formadas com a participação do mar, responsáveis pelas paisagens da praia.

Depressão é uma forma de relevo que apresenta altitude mais baixa que as outras formas de relevo à sua volta. Essas áreas rebaixadas em relação aos terrenos que as rodeiam têm origem em afundamentos de origem tectônica ou de contínuo desgaste erosivo.

O relevo brasileiro é constituído por três formas: planaltos, planícies e depressões.

O ponto mais elevado do Brasil é o Pico da Neblina, com 2.993,78 metros acima do nível do mar. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Planície: é uma forma de relevo recente, sendo caracterizado por superfícies extremamente planas, com altitudes entre 0 e 100 metros.

Três regiões montanhosas determinam o contorno principal do continente: a cordilheira dos Andes, os planaltos residuais Norte-Amazônicos (antigo planalto das Guianas ou sistema Parima), e os planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste.

Diferença entre Planalto e Planície
Os planaltos são superfícies planas localizadas no cume de montes ou montanhas, com mais de 300 metros de altura em relação ao nível do mar. As planícies, por sua vez, são superfícies totalmente planas, que estão localizadas no mesmo nível do mar, sem grande variação de altitude.

Planície é uma categoria de relevo relativamente recente que se localiza em regiões de baixas altitudes, geralmente próximas ao nível do mar. Suas superfícies são pouco acidentadas e normalmente planas. Forma-se pelo acúmulo de sedimentos provenientes de áreas mais altas que a rodeiam.

Por definição, a montanha é uma elevação no relevo com uma altura de 300m ou mais em relação à área ao seu redor. É importante perceber que existe diferença entre montanha e serra, pois as serras possuem altitudes menores e topos arrendondados.

Relevo é o conjunto de formas que sobressaem na crosta terrestre, concebidas sob ação de forças internas e/ou externas, denominadas agentes de relevo.