Quais os valores normais da respiração de um paciente lactente?

Perguntado por: emendes2 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

até 2 meses: até 60 movimentos respiratórios por minuto (mrm) 2-11 meses: até 50 mrm. de 1-4 anos: até 40 mrm.

Frequência cardíaca e respiratória
A FR máxima do recém-nascido é de 60 irpm e a FC tem média de 145 bpm, mas pode variar em uma faixa de 90 bpm a 180 bpm. Vale ressaltar também que arritmia sinusal ou respiratória é comum que aconteça nessa faixa etária e, geralmente, a FC aumenta na inspiração e diminui na expiração.

Os recém-nascidos geralmente apresentam padrões respiratórios irregulares. A respiração deles não parece nem soa como a de um adulto. Às vezes, os bebês recém-nascidos respiram progressivamente mais rápido e mais profundamente, e outras vezes a respiração é mais lenta e superficial.

No recém-nascido a frequência normal varia entre 120-160bpm. Alguns autores consideram que estes valores podem variar entre 80 e 180bpm.

Sinais de uma respiração normal em bebês
A frequência respiratória dos bebês é mais alta e mais irregular que a de um adulto. Nem toda mudança é um motivo de preocupação. O peito subindo e descendo é um sinal de normalidade. Ruídos como bufar, assobiar, soluçar, gorgolejar são normais.

A taquipneia é quando a frequência respiratória está acima do valor de normalidade para a espécie, e pode ser correlacionado com febre, dor ou baixa oxigenação. A bradipneia é a frequência respiratória abaixo da normalidade para a espécie, e acontece em depressões do sistema nervoso.

O temperatura normal do corpo costuma variar entre 36º C e 36,7º C. No caso dos nenéns que ainda estão amamentando, é comum que sejam mais “quentinhos” e apresentem uma variação entre 36,5ºC e 37,2ºC, pela tarde. Mas para considerarmos um quadro de febre, essa escala precisa alcançar 37,8°C ou mais.

1. Mantenha os dedos sobre a artéria carotídea; 2. Conte o número de incursões respiratórias, observando a elevação e o abaixamento da caixa torácica; 3. Avalie a frequência: conte o numero de incursões em 30 segundos e multiplique por 2.

Isso é normal. Para verificar se a respiração retoma o seu padrão: OUÇA, colocando o ouvido junto à boca e nariz do bebé; OBSERVE se o peito sobe e desce; SINTA, aproximando a sua bochecha da boca e do nariz do bebé, para sentir a respiração.

A bradipnéia é caracterizada por pausa respiratória superior a 20 segundos ou entre 10 e 15 segundos, se acompanhada de bradicardia, cianose ou queda de saturação de oxigênio.

Os sinais vitais normais de um recém-nascido são: Frequência cardíaca: entre 120 e 160 batimentos por minuto. Frequência respiratória: entre 30 a 50 respirações por minuto, por vezes irregular e com pausas até cinco segundos. Temperatura do corpo: cerca de 37°C, com variações entre os 36,5°C e os 37,5°C.

O sistema respiratório é avaliado pela contagem de respirações durante um minuto, uma vez que a respiração do neonato é irregular; o normal é de 40 a 60 respirações/minuto. A parede torácica deve ser avaliada quanto à simetria, assim como todos os ruídos pulmonares.

O índice de Apgar é um índice de vitalidade de 0 a 10 atribuído a, praticamente, todos os recém-nascidos com 1, 5 e 10 minutos de nascimento. A pontuação é baseada em medidas de frequência cardíaca, esforço respiratório, cor da pele, tônus muscular e irritabilidade reflexa.

Em condições normais o ser humano possui um ritmo respiratório em torno de 14 movimentos por minuto. Observe o movimento do diafragma durante a inspiração e a expiração. A regulação do ritmo respiratório ocorre independente de nossa vontade, ou seja, não precisamos nos lembrar de realizar os movimentos respiratórios.

Pequenos gemidos ao respirar
É comum que os bebês façam alguns barulhinhos com a boca, mas atente-se para caso ele esteja emitindo pequenos gemidos, já que isso pode significar que ele está com dificuldades para respirar.

Pressione o pequeno tórax da criança com os dedos em uma profundidade de 4 cm em um ritmo de 100 a 120 compressões por minuto. Havendo um socorrista é importante que ele intercale as compressões com ventilações. Ou seja, que ele realize sopros para incentivar a respiração do recém-nascido.

As diretrizes da RCP de 2015, na ausência de dados pediátricos, recomendam que para bebês e crianças sejam seguidas as orientações do SBV de adultos, quanto à frequência de compressões, isto é, de 100 a 120 por minuto (Classe IIa NE C E-O).

As compressões torácicas devem ser feitas a uma frequência de 100 a 120/min. Caso tenha apenas um socorrista, execute ciclos de 30 compressões seguidas de 2 ventilações.

  • DADOS VITAIS.
  • PRESSÃO ARTERIAL(PA), TEMPERATURA.
  • CORPORAL(T), PULSO(P), FREQUÊNCIA.
  • RESPIRATÓRIA(FR) e SATURAÇÃO DE.

O QUE É LACTENTE? Lactente é o bebê que está sendo amamentado. O Ministério da Saúde recomenda a manutenção do aleitamento materno até os 2 anos de idade ou mais. Portanto, o bebê ou criança é considerado um lactente desde que ainda esteja mamando, independente da idade.