Quais são as 4 bacias hidrográficas?

Perguntado por: ogentil4 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Bacias Hidrográficas Brasileiras. O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.

Bacia hidrográfica corresponde a uma área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A topografia do terreno é responsável pela drenagem da água, além de ser responsável por delimitar as bacias, ou seja, as partes mais altas do relevo determinam para onde as águas da chuva irão escoar.

A Divisão Hidrográfica Nacional, instituída pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), estabelece as doze Regiões Hidrográficas brasileiras.

A Bacia Hidrográfica, também chamada de Bacia de Drenagem, é uma região caracterizada pela captação de água da chuva que escoa pela chamada “rede de drenagem” (rede hidrográfica).

Amazônica

Amazônica. É a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, com uma extensa área de aproximadamente 6 milhões de km².

Bacia Amazônica

Bacia Amazônica - Maior bacia hidrográfica do mundo.

Divisão das bacias hidrográficas
As bacias hidrográficas são divididas em seis partes principais, também chamadas de elementos básicos ou de estrutura da bacia. São elas: nascente, rio principal, divisor de águas, afluentes e foz/exutório.

Bacia Platina

Segunda maior bacia hidrográfica do Brasil
A Bacia Platina abrange uma área de cerca de 3,14 milhões de quilômetros quadrados. Trata-se da segunda maior bacia hidrográfica que existe na América do Sul, sendo a quarta maior do mundo. Ela também é chamada de bacia do rio da Prata.

bacia do Amazonas

A América do Sul, em recurso hídrico, possui uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, como a bacia do Amazonas, que é a maior do mundo.

São elas: Amazonas, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Oriental e Ocidental, Parnaíba, São Francisco, Atlântico Leste, Paraná, Atlântico Sudeste, Paraguai, Uruguai e Atlântico Sul.

7.050.000 km²

A região abriga a maior rede hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, nome dado em razão do seu rio principal, o Amazonas. O mesmo é o maior do mundo em extensão e volume, durante os 6571 km que ele percorre e drena as águas de aproximadamente 7 mil afluentes.

Quatro bacias hidrográficas principais cobrem mais de 80% da superfície do território brasileiro: Amazônica, Tocantins, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco.

As três bacias hidrográficas são: a Amazônica, no Mato Grosso, com destaque para o rio Xingu; a Tocantins-Araguaia, dominada pelos dois rios citados; e a bacia Platina, com a presença dos rios Paraguai e Paraná.

As principais bacias hidrográficas desta região são as dos rios Doce e Paraíba do Sul. Outras bacias inseridas na região do Atlântico Sudeste são as dos rios São Mateus, Itapemirim, Itabapoana e Ribeira de Iguape.

A menor bacia hidrográfica do Brasil é a a Bacia do Uruguai.
Uma bacia hidrográfica nada mais é do que uma região onde há uma drenagem das águas de um rio principal e de seus afluentes. Nesta área são drenadas também as águas das chuvas e das montanhas.

Ressaltam-se oito grandes bacias hidrográficas existentes no território brasileiro; a do Rio Amazonas, do Rio Tocantins, do Atlântico Sul, trechos Norte e Nordeste, do Rio São Francisco, as do Atlântico Sul, trecho leste, a do Rio Paraná, a do Rio Paraguai e as do Atlântico Sul, trecho Sudeste.

Para facilitar a administração dos recursos hídricos, o governo identificou 12 regiões hidrográficas, sendo que sete delas são formadas pela bacia de um rio principal (Amazonas, Araguaia-Tocantins, Parnaíba, São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai) e as outras cinco por um grupo de bacias menores.

Hidrografia é o ramo da Geografia responsável por estudar as águas do planeta Terra. O conjunto das águas de uma região ou país também pode ser chamada de Hidrografia. Entre os objetos de estudo dessa área estão: oceanos, rios, lagos, mares, geleiras, águas da atmosfera e do subsolo, etc.

Bacias hidrográficas são áreas delimitadas por divisores de águas (que normalmente são os relevos), que as diferenciam de outras bacias. Uma bacia hidrográfica serve de captação natural de águas por meio das superfícies com declividade, que levam a água da chuva do ponto mais alto para o ponto mais baixo.