Quais são as 4 fases da memória?

Perguntado por: osales6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Quatro etapas são necessárias para um processo de memorização eficaz: atenção, compreensão, armazenamento e resgate. A atenção depende da capacidade de concentração em determinado conteúdo ou professor.

Os tipos de memória são: memória de curto e longo prazo, memória de trabalho, memória sensorial, verbal, episódica, semântica e processual.

A codificação é a primeira fase da memória que prepara as informações sensoriais para serem posteriormente armazenadas no cérebro.

Confira os tipos de memória:

  1. Memória de curto prazo : Este tipo de memória é a que retém a informação por menos tempo, até que ela seja esquecida ou guardada. ...
  2. Memória imediata : Retém a informação logo que é recebida. ...
  3. Memória de trabalho : ...
  4. Memória de longo prazo: ...
  5. Declarativa : ...
  6. Não-declarativas : ...
  7. Semântica: ...
  8. Episódica:

Tipos de memória

  • Memória sensorial. A memória sensorial pode ser classificada como uma recordação breve, na qual há informações sensoriais por períodos curtos de tempo, normalmente 1 segundo ou menos. ...
  • Memória de curto prazo. ...
  • Memória de trabalho. ...
  • Memória de longo prazo.

Tipos de memória

  • Memória sensorial. De curta duração, registra informações através dos sentidos. ...
  • Memória de curto prazo. Também conhecida como operacional ou de trabalho. ...
  • Memória de longo prazo. É o tipo de memória que nos permite reter as informações por mais tempo.

A segunda fase consiste no armazenamento, no qual a memória vai ser “consolidada”, assim que os traços mnésicos sejam conservados. Durante esta etapa, os traços podem ser alterados.

A memória ocorre pela formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Tais conexões são ligadas por pontos chamados sinapses. Processos de memorização. A memória é a capacidade de armazenar informações de modo que essas possam ser recuperadas quando buscamos recordá-las.

Tipos de memória

  • Sensorial – a informação recebida é processada pelos sentidos (memória visual, olfativa, auditiva e viso-espacial);
  • Verbal – processa a informação em forma de palavras (orais e escritas).

A memória é compreendida, em diversos campos da Psicologia, como um local de armazenamento, em que as informações ficam guardadas e, quando há necessidade, recuperadas de forma quase literal.

Hipocampo

O Hipocampo é um área muito importante na memória e aprendizado.

Ao focar a mente em algo prazeroso, como um esporte ou atividade de lazer, é possível melhorar a memória, mantendo-se descansado e saudável. O período de ócio é fundamental para que a mente consiga ter atenção em algo que não seja somente problema.

A maioria de nós não tem nenhuma memória dos primeiros três a quatro anos de nossas vidas – na verdade, tendemos a lembrar muito pouco da vida antes dos 7 anos.

Os teóricos dividem a memória de longo prazo em pelo menos três partes: memória episódica, memória semântica e memória procedural.

Estas memórias surgem sempre quando nos deparamos com algo que faz este resgate. Os responsáveis por trazer essas lembranças à tona podem ser ambientes, cores, um cheiro, um acontecimento, uma brincadeira e até uma viagem. Isto é o que chamamos de memória afetiva.

Hipertimesia ou Síndrome da Supermemória é uma condição em que o indivíduo tem uma elevada memória biográfica.

De uma forma bastante simplificada, memória é um dispositivo que possui a função de guardar dados em forma de sinais digitais por certo tempo.

Um estudo feito na Universidade Memorial de Terra Nova, no Canadá, concluiu que as memórias mais antigas das pessoas são de quando elas tinham 2 anos e meio de idade, em média. O estudo demorou 21 anos para ser feito e levou também em consideração uma revisão de dados previamente coletados.