Quais são as 4 personalidades humanas?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Segundo essa teoria, os temperamentos são divididos em quatro categorias principais: colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático. Cada temperamento está associado a traços específicos de personalidade, reações emocionais, preferências sociais e até mesmo características físicas.

Colérico, melancólico, fleumático e sanguíneo: descubra por que o teste de temperamento é ideal para o seu progresso pessoal, na medida em que apresenta perfil, qualidades e pontos que precisam ser desenvolvidos.

Sanguíneo. As pessoas com o temperamento sanguíneo são aquelas que contagiam todos ao seu redor com uma energia extrovertida e alegre. São pessoas otimistas, calorosas, falantes e muito simpáticas.

Temperamento Melancólico
Porém, apresentam grandes dificuldades em expor suas emoções e sentimentos aos outros.

Era otimista, sabia defender o Evangelho com a voracidade de um colérico e mantinha o controle das situações na maioria das vezes.

Significado de Fleumático
adjetivo Muito paciente; extremamente calmo; paciente. Insensível ao sofrimento ou à dor; que não sofre; impassível. [Medicina] Que se refere à fleuma, à característica de quem não sente nenhum tipo de emoção ou da pessoa excessivamente paciente.

Uma pesquisa revelou os temperamentos mais comuns entre os brasileiros. São doze tipos, entre eles: ansioso, obsessivo, impaciente, irritado, eutímico, ciclotímico. O temperamento ansioso é um dos mais comuns entre os brasileiros.

O temperamento fleumático é também frio, assim como o melancólico, porém difere-se pela qualidade úmida. Ou seja, a ÁGUA é o símbolo desse temperamento.

O temperamento seria considerado como a base biológica para a estruturação da personalidade e um dos fatores que influenciam o comportamento, enquanto a personalidade seria um termo mais amplo que inclui outras estruturas importantes além dessas, tais como as estruturas cognitivas, e auto conceito.

Galeno de Pérgamo

Inspirado em Hipócrates (considerado o pai da Medicina), o médico e filósofo Galeno de Pérgamo criou a teoria dos quatro temperamentos (ou humores), mostrando que o equilíbrio ou desequilíbrio entre eles determina a nossa personalidade e a nossa propensão a certas doenças.

Melancolia significa o estado de tristeza profunda e apatia sentido continuamente por alguém. A melancolia é um tipo de depressão e possui os mesmos sintomas: a pessoa não se interessa por nada ao seu redor, nenhum acontecimento traz prazer ou alegria e a vida deixa de ter interesse.

a Raiva (colérico) nos traz ímpeto e força para buscar justiça. a Alegria (sanguíneo) traz bom humor para encararmos a vida com leveza. a Tristeza (melancólico) promova reflexão para sabermos agir. o Medo (fleumático) traz a prudência para acertamos o caminho.

Hoje vamos falar sobre crianças com o temperamento Fleumático. Uma pessoa de temperamento Fleumático não gosta de novidades; é muito disciplinada. Tem uma propensão para a ordem e para a limpeza e quando é encarregada de uma tarefa, executa-a de maneira exata.

O melancólico artístico é mais sensível e romântico. Já o científico é mais frio e calculista. Ambos tem dificuldades em demonstrar as suas emoções, porque não gostam de se expor. Isso contribui para o seu jeito rancoroso e vingativo, que pode vir a surgir.