Quais são as 5 formas de conhecimento?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

Os conhecimentos podem ser pensados a partir de quatro dimensões principais: científico, filosófico, religioso e empírico. Esses são os tipos de conhecimentos diferentes.

Os estudiosos do processo de conhecimento apontam para várias fontes, relacionadas de uma maneira ou de outra com as chamadas faculdades da alma ou do espírito humano, e compartilhadas algumas delas pelos animais, como veremos em seguida. Estes são: os órgãos dos sentidos, memória, a imaginação, a razão e a intuição.

Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.

Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico.

Abaixo daremos alguns exemplos do que é caracterizado como senso comum:

  1. Chá de boldo cura problemas no fígado. ...
  2. Ameixa e mamão ajudam a regular o intestino. ...
  3. Em time que está ganhando não se mexe. ...
  4. Há solução para tudo, menos para a morte. ...
  5. Brasileiro gosta de samba, churrasco e futebol.

Quer dizer, não têm comprovação científica. Muitas vezes, o conhecimento empírico é aquele saber transferido de geração em geração. Por exemplo, colocar um pedacinho de algodão na testa do bebê para fazer parar o soluço. Você já ouviu isso?

Aristóteles foi responsável pela sistematização do conhecimento e pela divisão dos campos de saber. As ciências são, pois, divididas em três grupos: as ciências poiéticas, as ciências práticas e as ciências teoréticas.

O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

Definição de conhecimento
É o estado de conhecer algo com conhecimento através da compreensão de conceitos, estudo e experiência.

O conhecimento é formado por 3 elementos básicos:

  • o sujeito (ou cognoscente): a pessoa capaz de obter o conhecimento;
  • o objeto (ou cognoscível): o quê ou aquilo que se pode conhecer;
  • a representação: que é o entendimento do objeto pelo sujeito.

Conhecimento Científico: considerado o mais importante e com maior credibilidade, pois se baseia em resultados de diversas áreas de estudo, como engenharia, biologia, geologia, química, física, entre outros.

Epistemologia tradicional: estuda as questões básicas sobre a verdade, a justificação e a validade do conhecimento. Empirismo: enfatiza a importância da experiência sensorial e da observação para adquirir conhecimento.

Aprimora a habilidade comunicativa, permite a construção do conhecimento, responde a questionamentos e tem o poder até mesmo de modificar a forma de ver o mundo. Estamos falando de um dos meios de comunicação mais antigos e incríveis: O Livro.