Quais são as 9 deusas gregas?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

As 9 Musas

  • Calíope, musa da eloquência e da poesia heróica.
  • Clio, musa da história.
  • Érato, musa da poesia lírica e erótica.
  • Euterpe, musa da música.
  • Melpômene, musa da tragédia.
  • Polímnia, musa da poesia sagrada.
  • Terpsícore, musa da dança.
  • Talia, musa da comédia e festividade.

Hera

Uma das deusas mais importantes de toda a mitologia grega era Hera, conhecida como deusa das mulheres, dos casamentos, da família e dos nascimentos. Ela era tida como a deusa responsável por proteger as mulheres grávidas e em trabalho de parto e considerada a rainha dos deuses. Era chamada pelos romanos de Juno.

Mas Atena foi a deusa da sabedoria, prudência, capacidade de reflexão, poder mental, amante da beleza e da perfeição.

Afrodite

Como mencionado, na mitologia grega, Afrodite era considerada a deusa mais bela e capaz de seduzir tanto homens quanto os deuses.

Hera

Protetora do casamento, da vida e da fertilidade
Na mitologia grega, a deusa Hera, filha de Cronos e Réia, é símbolo do casamento, fertilidade e da proteção feminina.

Selene

Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos. Selene sabia que seu amado envelheceria e morreria deixando-a cruelmente triste.

Atena ficou conhecida como deusa da sabedoria. Ela tinha forte relação com habilidades manuais, dentre as quais se destaca a tecelagem. Ficou marcada por ajudar Perseu a matar a górgona Medusa, que possuía feição horrenda por ter sido punida pela deusa. Ela era filha de Zeus e nasceu da cabeça de seu pai.

Métis

Uma delas fala que ela era filha de Zeus com Métis, a deusa da saúde e da prudência. Métis engravidou e assim que Atena nasceu, Zeus a devorou, assim como seu pai, Cronos, fazia com seus filhos.

O culto às deusas

  • Afrodite. Beleza, amor e sexualidade são as principais características de Afrodite. ...
  • Atena. Deusa da sabedoria e parceira de poderosos guerreiros, Atena é extremamente poderosa, inteligente, destemida e corajosa. ...
  • Durga. ...
  • Iemanjá ...
  • Ísis.

O mito de Medusa, assim como diversos mitos da mitologia grega, tinha diferentes versões, e uma delas a apresentava como uma bela mulher mortal que havia sido punida por Atena, que a transformara em uma górgona, dando-lhe a aparência horrível pela qual ficou conhecida.

São eles: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio.

Existem seis principais deusas: Atena, Afrodite, Perséfone, Ártemis, Deméter e Hera. Foi o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) quem chamou a atenção para a relação entre as características psicológicas femininas, os mitos e a espiritualidade. É provável que você se identifique com uma ou mais deusas.

Fortuna

Fortuna era a deusa romana do acaso, da sorte (boa ou má), do destino e da esperança. Corresponde a divindade grega Tique.

A deusa da Fortuna – Tyche, na mitologia grega – associava-se à fertilidade, à agricultura e às mulheres. Frequentemente representada segurando uma cornucópia (vaso em forma de chifre cheio de flores e frutos), simbolizava a inconstância da sorte.

A versão mais corrente de seu mito a dá como filha partenogênica de Zeus, nascendo de sua cabeça plenamente armada. Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo.

Deusas da noite, rainhas da escuridão, guerreiras temidas, elas são as Deusas Negras. Temidas e, por vezes, odiadas, elas fazem parte da história do mundo e conhecer mais sobre elas revela um caminho de libertação das sombras do medo.

Hefesto e Afrodite
A pedido de Zeus, Hefesto se casou com Afrodite, a deusa da beleza e do amor. No entanto, por conta de sua feiura, foi também rejeitado por ela.

Héstia

Deusa Héstia. Na mitologia grega, Héstia é a deusa sagrada do fogo que foi muito respeitada pelos deuses e os mortais. Ela está entre os 12 deuses do Olimpo, os principais do panteão grego e que residiam ali. Muitas vezes, ela é substituída por Dionísio e na mitologia romana, é chamada de Vesta.

Em resumo, Hígia, filha de Asclépio (Esculápio) e Epíone, era a Deusa da Preservação da Saúde, logo, da prevenção da doença. Corresponde à deusa romana Salus, donde deriva a nossa palavra “saúde”.