Quais são as atitudes de uma pessoa bipolar?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Nos episódios depressivo, os principais sintomas são: diminuição da disposição para a vida; aumento da necessidade do sono; retração e isolamento; tristeza profunda; falta de vontade para realizar atividades e pensamentos pessimistas, de menos valia e que trazem um ambiente de piora e risco.

Em uma pessoa com transtorno bipolar, a crítica quase sempre piora as coisas: reforça os sentimentos de inutilidade e fracasso do paciente deprimido, e aliena e irrita o paciente hipomaníaco ou maníaco.

Aqueles com bipolaridade experimentam momentos, ou episódios, de alta energia, – conhecidos como mania ou euforia – e momentos/episódios de baixa energia – ou depressão – de maneira periódica. Essa variação é sentida e observada em níveis de energia, atividade, e humor.

É MAIS COMUM DOS 20 AOS 25 ANOS E DOS 30 AOS 35. O transtorno bipolar é uma doença psiquiátrica crônica que se caracteriza por instabilidade de humor em dois polos extremos, ou seja, ora o portador está agitado e eufórico, se achando o maior do mundo, ora triste e depressivo.

O portador de transtorno afetivo bipolar, quando ESTABILIZADO, pode levar uma vida inteiramente normal. Isso inclui dirigir, trabalhar, sair sozinho, namorar, viajar, etc... Para estabilizar as alterações entre depressão e mania e minimizar as crises é necessário que o tratamento seja feito de forma correta.

Através da análise de biomarcadores RNA, esse exame é capaz de apontar o quão severa é a depressão do paciente, o risco de desenvolver depressão severa no futuro e o risco de desenvolver distúrbio bipolar.

Conviver com o transtorno bipolar afetivo com certeza traz grandes consequências para o cotidiano e isso pode ser visto nos relacionamentos. Essas grandes mudanças de humor podem dificultar a comunicação e a socialização.

Mas o motivo principal pelo qual bipolares já diagnosticados surtam é: parar de tomar o remédio. Essa é uma infeliz rotina e acomete a maioria dos doentes. Uma vez que já sabemos que o indivíduo tem a doença, há chance para uma nova crise, e o grande desencadeante é o tratamento incorreto.

A pessoa sabe que é bipolar? Segundo o médico, no auge da crise de mania ou hipomania, a pessoa não tem consciência de que aquilo é algo patológico.

O problema é que, em pacientes com transtorno bipolar, estes hábitos noturnos estão relacionados a uma dificuldade de remissão, resposta ruim ao tratamento para depressão, ciclagem (mudança entre episódios de humor) mais rápida e um funcionamento prejudicado em geral.

Apesar de alguns sintomas semelhantes entre o transtorno bipolar e a depressão, bem como o tipo de diagnóstico e tratamento, geralmente o transtorno bipolar é visto como mais 'perigoso' de acordo com as estatísticas.

Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.

Sim, um paciente bipolar pode apresentar sintomas psicóticos, como ouvir vozes, ver coisas, achar que está sendo vigiado, etc.

De forma resumida, a diferença entre Esquizofrenia e Transtorno Bipolar é que a primeira envolve sintomas psicóticos, alucinações e distorções da realidade, enquanto a segunda precisa incluir um episódio de mania e podem ocorrer repetidos episódios de depressão.

Uma vez explicadas as regras, assim como outros transtornos mentais como depressão, ansiedade, Síndrome do Pânico e Síndrome de Burnout, o Transtorno Bipolar pode dar direito tanto ao auxílio-doença como à aposentadoria por invalidez.

3 - QUANTO TEMPO DURA UMA CRISE? Varia muito. A pessoa pode estar em fase maníaca ou depressiva durante alguns dias, ou durante vários meses. Os períodos de estabilidade entre as crises podem durar dias, meses ou anos.

Para depressão bipolar, a melhor evidência sugere o uso de quetiapina, cariprazina ou lurasidona isoladamente ou a combinação de fluoxetina e olanzapina.

Existem evidências de que o café pode causar sintomas psicóticos e de mania. No entanto, para que isso ocorra, é necessária uma alta dose de cafeína. Além disso, uso de substâncias estimulantes de maneira geral parecem estar ligados a maiores oscilações de humor no transtorno bipolar.

Os tipos de transtorno bipolar
O tipo 1 é o mais grave. “Neste tipo, ocorre o quadro completo, com a presença de fases claramente depressivas e maníacas, debilitando e provocando importantes prejuízos na vida dos pacientes”, afirma o psiquiatra Eduardo Aratangy.

O transtorno bipolar em geral não só não é impedimento para a realização de atividades laborais como também é indicado que o paciente mantenha suas atividades.

O transtorno bipolar não tem cura, ou seja, não há nenhum método que elimine completamente os sintomas do quadro com a garantia de que eles não voltarão. Apesar disso, há tratamento para que a doença seja controlada e o paciente consiga ter uma vida normal.