Quais são as brincadeiras que usam números?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Então, veja agora como aprender matemática através das brincadeiras!

  1. Jogos de tabuleiro. ...
  2. Jogo da memória. ...
  3. Brincadeiras com objetos. ...
  4. Batalha de cartas. ...
  5. Corrida de dados. ...
  6. Matemática com dominó ...
  7. Copos e palitos de sorvete. ...
  8. Conte as frutas.

Brincando com o apito
Entregue um apito para que a criança possa brincar livremente – sempre com supervisão, é claro. De tempos em tempos, diga um número em voz alta e peça para que seu filho apite de acordo com a quantidade que foi falada.

Lista de jogos matemáticos

  • Sudoku.
  • Torre de Hanói.
  • Ouri.
  • Bingo com operações matemáticas.
  • Cubo de Rubik.
  • Tangran.
  • Amarelinha Matemática.

Os jogos de matemática costumam servir como uma materialização de onde o conceito passado por livros pode ser aplicado. Geralmente, o processo de aprendizado fica mais fácil. Afinal, o aluno se sente motivado e sai da sua zona de conforto. No entanto, antes de aplicar essas práticas na de aula, é preciso atenção.

O jogador pega outro saquinho e joga para cima enquanto pega outro saquinho antes do primeiro cair no chão. Depois deverá jogar os dois saquinhos para cima e tentar pegar um terceiro saquinho do chão. E assim por diante. Ganha 1 ponto quem conseguir pegar os 5 saquinhos.

Brincadeiras do tempo de pais e avós para serem compartilhadas com as crianças

  • Cantigas de roda. ...
  • Pião. ...
  • Pular corda. ...
  • Bolinha de gude. ...
  • Rodar pneu de bicicleta ou bambolê com um pauzinho. ...
  • Amarelinha. ...
  • Passa anel.

Atividades lúdicas podem variar de atividades físicas como andar de bicicleta e dançar, a atividades mentais como quebra-cabeças ou jogos de estratégia. Podemos destacar tanto a brincadeira com outras crianças quanto sozinho. Brincadeiras em grupo auxiliam na comunicação, cooperação, paciência e empatia, por exemplo.

Contar e agrupar permitem controlar e representar quantidades. Dessa forma, propor à turma fazer coleções de diferentes objetos (figurinhas, pedrinhas, contas, folhas, entre outros) permitirá a contagem por meio de agrupamentos menores, o que também estará mais próximo do seu cotidiano e será mais significativo.

Promover a internalização do conceito de número e estabelecer sua relação com as respectivas quantidades. Identificar os numerais; • Ter noções de quantidade e relação dos numerais; • Realizar a contagem oral.

Com giz de lousa ou fita crepe, faça o contorno do número 6 no chão. Peça para as crianças caminharem sobre o contorno do número andando com as mãos na cabeça, batendo palmas, etc. Você pode também solicitar que as crianças acompanhem o contorno do número utilizando algum brinquedo, por exemplo, um carrinho.

Estudar os números faz parte da nossa vida, pois os números estão em nosso cotidiano Piaget (1983) diz que "o número é a relação criada mentalmente por cada indivíduo". Sendo assim, o número está presente no nosso dia a dia e nos oferece várias situações que favorecem no desenvolvimento do raciocínio lógico.

Trabalhar a “Amarelinha” nas aulas de matemática com crianças de 4 e 5 anos, foi a estratégia utilizada para explorar a linguagem corporal a partir das relações estabelecidas pelas crianças entre suas habilidades corporais e os elementos do meio.

Os jogos podem ser utilizados para introduzir, amadurecer conteúdos e preparar o estudante para aprofundar os itens já trabalhados. Devem ser escolhidos e preparados com cuidado para levar o estudante a adquirir conceitos matemáticos de importância.

Cada participante escolhe uma tabela. Em seguida as fichas a pessoa que tiver responsável em retirar as fichas vão retirando uma a uma. A cada ficha, os jogadores devem procurar em sua tabela a multiplicação ou pergunta correspondente ao resultado sorteado e colocar um feijão sobre ela ou algo que possa estar marcando.

XVI, William Fulke elaborou manuais de jogos matemáticos: o Rithomachia para auxiliar o ensino da Aritmética, o Ouronomachia para o ensino da Astronomia e Astrologia e o Metromachia para o ensino da Geometria. Este jogo é original e vamos dar-lhe destaque.

São as técnicas e os métodos que o educador utiliza que possibilita o ensino da matemática atraente, divertido, mantendo um padrão de qualidade no ensino ofertado.

O jogo será da seguinte forma: o primeiro jogador lançará o dado; o número que aparecer no dado será a quantidade que o competidor avançará com a sua tampinha. Se a tampinha se posicionar na cor rosa, por exemplo, o jogador terá que escolher um cartão da mesma cor e responder o problema escrito nesse cartão.

Os participantes têm que ficar sentados no chão. Para começar, a primeira pessoa pega sete pedras e as joga no chão. Em seguida, ela escolhe uma das pedras para ser a pedra-chave no jogo. Depois, ela joga a pedra-chave para o alto e tem que apanhar as que estão no chão uma por uma, antes que a primeira caia.

Jeito de brincar
No fundo de cada campo é desenhado um círculo e uma bandeira, representando o time, é colocada dentro dele. Um time tem que tentar pegar a bandeira do outro e trazer para o seu campo. Quem conseguir fazer isso primeiro vence. Ninguém pode sair das linhas que delimitam os campos.

Uma criança joga a bola para cima e grita o nome de um amigo. Quando este amigo pegar a bola e gritar "alerta" as outras crianças têm que ficar como estátuas. Quem estiver com a bola dá cinco passos e tenta acertar alguém. Se conseguir, a brincadeira recomeça.