Quais são as causas da neutropenia?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Neutropenia por aumento na destruição (causas periféricas) – quando a análise da medula óssea se mostra normal, a neutropenia pode ocorrer devido a destruição imunológica (anticorpos) periférica, sepse (infecção generalizada) ou hiperesplenismo (aumento da atividade de retirada de células do sangue pelo baço).

A neutropenia, quando grave, aumenta significativamente o risco de infecções com risco à vida. Muitas vezes, a neutropenia é um efeito colateral do tratamento de câncer com quimioterapia ou radioterapia. Os médicos suspeitam de neutropenia em pessoas com infecções frequentes ou incomuns.

A neutropenia ocorre em cerca da metade dos pacientes em quimioterapia e é comum em pacientes com leucemia. O tratamento do câncer pode causar neutropenia de várias maneiras: Alguns tipos de quimioterapia podem afetar a medula óssea, que deixa de produzir os elementos do sangue, reduzindo a produção de neutrófilos.

O médico também pode prescrever medicamentos para ajudar aumentar o número de glóbulos brancos. Além disso, vai orientar a adoção de algumas medidas importantes para prevenir a infecção, como: não andar descalço, evitar exposição e queimaduras solar, evitar contato com multidões, lavar frequentemente as mãos…

Dependendo do tipo de tratamento que está sendo utilizado, a neutropenia apresenta um tempo de ciclo diferente. Porém, no geral, depois de alguns dias (3 a 7) da sessão de quimio, os neutrófilos caem, deixando o paciente mais vulnerável.

A dietoterapia em situações de neutropenia geralmente restringe o consumo de frutas frescas, sucos naturais, legumes/ verduras cruas e ovos/ carnes mal cozidos11,16.

Olá . Algumas doenças reumatológicas cursam com neutropenia, anemia e FAN positivo. É o caso do Lúpus, por exemplo. Seria importante leva-lo para uma consulta com reumatologista pediátrico.

O termo neutropenia étnica benigna é uma condição caracterizada pela redução da contagem de neutrófilos abaixo de 1.500/mm³ na circulação sanguínea na ausência de causas secundárias, não entrando na categoria de neutropenias crônicas de causas adquiridas, congênitas severas, congênitas raras ou erros inatos do ...

A resolução em quase todos os pacientes é feita com uso de antibióticos por via oral ou venosa. Alguns casos requerem internação, onde uma avaliação detalhada é feita.”

Em adultos, a contagem normal de leucócitos varia entre 5.000 e 10.000/mm³. Um nível de leucócitos abaixo de 4.500/mm³ é conhecido como leucopenia. Quando ocorre leucopenia, o primeiro passo mais importante é determinar qual tipo de célula está diminuído – os neutrófilos (neutropenia) ou os linfócitos (linfopenia).

O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

A infecção bacteriana é a complicação maus comum associada à neutropenia induzida por quimioterapia, e a maioria das infecções microbiologicamente comprovadas originam-se da microflora endógena.

De acordo com a especialista, a queda dos leucócitos para menos de 4.000/µL, cientificamente chamada de leucopenia, pode acontecer por alguns motivos, como: Deficiência de vitaminas (ácido fólico, vitamina B12 e cobre) Alterações na função da tireoide. Doenças autoimunes.

Os neutrófilos, por sua vez, são subdivididos em mielócitos, metamielócitos, bastões e segmentados. A contagem global dos leucócitos (leucometria) nos dá o quantitativo absoluto de todos os leucócitos encontrados, em mm3. Seus valores de referência (VR) para um adulto jovem variam de 3.900 a 10.200/mm3.

Inimigos do câncer (altamente recomendados)
Atividades físicas: Fazer atividades físicas diariamente é um grande aliado contra o câncer, entretanto, opte sempre por atividades que sejam prazerosas para você, podendo ser: caminhadas, natação, dança, academia, bicicleta, entre outras.

Infecções por bactérias, vírus, fungos e parasitas podem todas aumentar o número de neutrófilos no sangue. , podem causar um aumento no número e na atividade dos neutrófilos. Alguns medicamentos, como os corticosteroides, também levam a um aumento do número de neutrófilos no sangue.