Quais são as células lábeis?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

As células lábeis são células que se regeneram com facilidade e rapidez. São exemplos as células das superfícies de revestimento, do epitélio seminífero e dos órgãos hematopoéticos.

Célula estável
São células que normalmente não se proliferam, contudo têm essa capacidade caso sejam estimuladas. Um exemplo de célula estável é o hepatócito, que durante a vida adulta tem pouca capacidade de se regenerar, mas o faz quando há uma perda de tecido.

Células lábeis são células que são encontradas no tecido que estão em constante renovação, por exemplo epitélio de revestimento do trato gastrintestinal ou do sistema hematopoiético.

As células lábeis são aquelas que estão continuamente no ciclo celular como: epitélios, pele, mucosas, ductos e tecido hematopoiético. As células estáveis são aquelas que estão em G0 do ciclo celular e iniciam o processo de divisão celular após estímulo, ex: células parenquimatosas e do tecido osteocartilaginoso.

Os fibroblastos são as células jovens, em plena atividade produtiva. Já os fibrócitos são as células velhas, que já terminaram seu trabalho de fabricação dos fibroblastos. Os fibroblastos são as células mais comuns do tecido conjuntivo.

Tecidos estáveis
As células estáveis constituem o parênquima da maioria dos tecidos sólidos, como fígado, rim e pâncreas. Nesse grupo, estão também as células endoteliais, os fibroblastos e as células musculares lisas, sendo que a proliferação dessas células é particularmente importante na cura de feridas.

Um exemplo são as células da epiderme e da medula óssea, que se multiplicam para repor as células que morrem. Entretanto, alguns tipos de células mais especializadas como os neurônios, hemácias e células musculares, nunca se dividem.

Como permanentes, podemos citar as células nervosas (neurônios) e as células musculares estriadas.

Células podem ser classificadas em procariontes e eucariontes. Células procariontes apresentam material genético disperso no citoplasma. Células eucariontes possuem um núcleo definido, delimitado pelo envelope nuclear.

A maioria das células do nosso corpo são renovadas durante a vida. Por exemplo, as células da pele são constantemente substituídas. Ao machucarmos a pele, com um arranhão ou um corte, as células imediatamente entram em ação para fazer a regeneração. As células do fígado também são constantemente renovadas.

As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa informação no momento da divisão celular.

O corpo humano é composto por 37,2 trilhões de células. Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus.

Existem dois tipos de célula: as células procariontes, com estruturas mais simples, presente nas bactérias; e as células eucariontes, presente nos animais e vegetais.

Micróglias: atuam na defesa do sistema nervoso; Neurônios: são responsáveis pela transmissão de mensagens; Células dendríticas: atuam no transporte de antígenos; Células de Schwann: atuam na produção de mielina, que auxiliam na produção dos impulsos nervosos.

O músculo cardíaco não se regenera.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

O processo cicatricial é comum a todas as feridas, independe do agente que a causou. O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.

Os fibroblastos e os fibrócitos são células que são formadas por células indiferenciadas mesenquimais. Ambas as células participam da síntese da matriz do tecido, que é formado por parte amorfa e a parte fibrosa.

A síntese do colágeno ocorre intracelularmente, por diferentes tipos celulares, principalmente por condroblastos, fibroblastos e osteoblastos - células especializadas do tecido cartilaginoso, conjuntivo e ósseo, respectivamente.

Os fibroblastos são as células mais comuns no tecido conjuntivo propriamente dito. São alongados ou estrelados, com longos prolongamentos, núcleo eucromático e nucléolo proeminente.

São células com capacidade de regeneração rápida e fácil. Exemplos de células estáveis: hematócitos, células dos tubos renais e fibroblastos. São células com capacidade de replicação dos núcleos de forma estável. Exemplos de células permanentes: neurônios e fibras musculares do tipo estriadas.