Quais são as ciências modernas?

Perguntado por: urocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A ciência moderna é regida por princípios fundamentais cujo surgimento e demonstração significaram uma poderosa renovação dos campos da química , física , astronomia , biologia e anatomia humana , sob a ideia de que todos os fenômenos da realidade respondem a uma formulação teórica compreensível.

Os principais “tipos” de ciência são: ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas.

Astronomia, química, geologia, biologia e física são as principais vertentes do campo, uma vez que todas elas embasam suas teorias e análises em fenômenos encontrados no universo.

Duas das características fundamentais da Ciência Moderna precisam ser ressaltadas. São elas: linguagem matemática, que está implicada nas fórmulas que decodificam os fenômenos naturais, e a relação com a técnica, ou a produção de aparatos tecnológicos capazes de manipular a natureza.

A ciência moderna não resulta de um progresso da observação; ela consiste, ao contrário, em uma predominância da razão sobre os fatos da experiência. Ela implica um afastamento prévio da realidade empiricamente conhecida para substitui-la por modelos ideo-matemáticos.

A ciência moderna defende a ideia de observar e experimentar, ao contrário da visão antiga que partia de princípios estabelecidos e dogmáticos. É um processo de transição e não uma ruptura radical. A nova ciência propõe o modelo, que valoriza a observação e o método experimental, unindo a ciência e a técnica.

Resposta verificada por especialistas. Os três principais ramos da ciência são ciências físicas (estudo dos elementos não vivos), ciências naturais (estudo dos seres vivos e de seu ambiente) e ciências sociais (estudo da vida humana).

Astronomia

A Astronomia é a mais antiga das ciências. O homem primitivo se interessou em observar os fenômenos que ocorriam à sua volta, bem como, tentar compreendê-los.

As ciências naturais abarcam todas as disciplinas científicas que se dedicam ao estudo da natureza. Tratam dos aspectos físicos da realidade, ao contrário das ciências sociais, que estudam os fatores humanos. Pode-se mencionar cinco grandes ciências naturais: a biologia, a física, a química, a geologia e a astronomia.

As áreas do conhecimento definidas na BNCC – Etapa Ensino Médio são Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa); Matemática; Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química); e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

As ciências empíricas podem ser divididas em dois grandes grupos: as ciências naturais e as ciências sociais: no caso das ciências naturais, o alvo é o estudo na natureza como um todo e inclui a física, a química, a biologia, entre diversas outras; quanto às ciências sociais, são estudados os aspetos sociais e humanos ...

Isso quer dizer que a área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, ou Ciências Naturais e suas Tecnologias, corresponde aos estudos da ciência natural e aspectos da natureza. No Enem, eles englobam as disciplinas de Biologia, Física e Química.

A área de humanas foca nos acontecimentos do ser humano e tudo que o cerca, enquanto exatas foca em resolver problemas matemáticos, de lógica, com medições e cálculos mais rapidamente. Isso não quer dizer que uma pessoa de humanas é ruim em matemática ou que uma pessoa de exatas é ruim com a escrita, por exemplo.

Geral: busca-se a unidade nos fatos, permitindo elaborar leis e teorias que descrevam situações gerais. Explicativa: deve explicar fatos e responder perguntas (deve ser útil). Preditiva: possibilita previsões, confere previsibilidade, pois que busca compreender “leis” do funcionamento das coisas.

Existem quatro tipos de conhecimento: empírico, científico, filosófico e religioso.

Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico.

• CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
É o conhecimento racional, sistemático, requer exatidão e clareza, e é verificável na realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.