Quais são as cinco classificações para estoque?

Perguntado por: ufogaca . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Como podemos classificar os materiais de estoque? Veja as formas de classificação!

  1. Matéria-prima. Os materiais necessários para transformar seu estoque em um produto acabado são matérias-primas. ...
  2. Bens para varejo. ...
  3. Consumo interno da organização. ...
  4. Estoque de segurança.

Em uma indústria podem existir pelo menos 4 tipos de estoque operacional, sendo eles: estoque de segurança, estoque de fluxo, estoque de ciclo e estoque sazonal.

Tradicionalmente os materiais são classificados em quatro grupos: metais, cerâmicos, polímeros e compósitos.

Como classificar do jeito certo os produtos?

  1. Características especiais próprias do produto;
  2. Uso fina do produto em relação ao seu destino;
  3. Matéria-prima e/ou insumos usados para a sua produção;
  4. Forma, tamanho e características técnicas;
  5. Nome para produtos do mesmo gênero.

A classificação de materiais curtos é um processo que tem como objetivo agrupar todos os materiais com características comuns. Segundo Fernandes (1981, p. 141) esta pode ser dividida em quatro categorias. So estas: Identificação, Codificação, Cadastramento e Catalogação.

A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número.

Assim, é necessário que haja um controle eficiente da quantidade de estoque disponível no estabelecimento. Esse controle é realizado pelo método conhecido como Inventário. O inventário pode ser de dois tipos: Inventário Periódico e Inventário Permanente.

Veja, a seguir, os tipos de estoque mais comuns e que podem ser utilizados em seu negócio:

  1. Estoque de proteção. É o mais conhecido nas empresas. ...
  2. Estoque de ciclo. ...
  3. Estoque de antecipação. ...
  4. Estoque de canal. ...
  5. Dropshipping. ...
  6. Estoque inativo. ...
  7. Estoque consignado. ...
  8. Estoque máximo.

Os 5 Tipos de Inventários e seus Funcionamentos

  1. Inventários Anuais. Esse tipo de inventário se rege por uma contagem de bens de uma empresa em todo fechamento de ano. ...
  2. Inventários Periódico. ...
  3. Inventário Permanente. ...
  4. Inventário Rotativo. ...
  5. Inventários Geral.

Estoques são materiais ou produtos que ficam fisicamente disponíveis pela empresa, até o momento de ingressarem no processo produtivo ou seguirem para a comercialização direta ao consumidor final.

O termo estoque refere-se ao conjunto ou quantidade de produtos que uma empresa possui armazenada. Os produtos em estoque podem-se considerar tanto matérias-primas quanto produtos acabados, desde que esses materiais estejam armazenados até sua produção ou venda final.

O estoque pode ser formado para ter reserva de produtos, para poder atender à demanda de consumidores por um determinado período, para manter a produção funcionando sem interrupções ou para garantir preços melhores.

A logística de estoque é todo o processo de gestão dos produtos que serão vendidos, começando com a compra e armazenamento, seja da matéria-prima ou do produto final. É ela que formula, organiza, implementa e controla o fluxo eficiente de mercadorias para o alcance de melhores resultados.

Mas afinal, o que é estoque estratégico? Trata-se de um controle baseado em um estudo detalhado com o intuito de estabelecer a melhor estratégia para se obter um estoque que atenda às necessidades dos clientes e que ao mesmo tempo não dê margem para grandes perdas.

Uma boa gestão de estoque passa por equilibrar compras, armazenagem e entregas, controlando as entradas e o consumo de materiais, movimentando o ciclo da mercadoria. Além disso, deve ter como objetivo um prazo de pagamento dos fornecedores compatível com os recebimentos dos clientes.