Quais são as cinco cobras mais venenosas do Brasil?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca.

A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.

O Corpo de Bombeiros resgatou uma cobra coral verdadeira, a serpente mais venenosa do Brasil, em uma residência no Bairro Barrocão, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza, na noite desta quinta-feira (17).

jararaca

A jararaca, um dos quatro principais gêneros de serpentes peçonhentas que podem ser encontrados no Brasil, é considerada a cobra mais perigosa no País. Isso porque 87% dos acidentes com serpentes são causados por jararacas, de acordo com dados do Instituto Butantan.

Quais são as cobras mais perigosas do mundo?

  • Taipan-ocidental: a cobra mais venenosa do mundo.
  • Cobra marrom oriental, a segunda cobra mais venenosa.
  • Cobra da morte, mais um perigo da Austrália.
  • Cascavel, a cobra que alerta antes de atacar.

O Brasil é casa para mais de 400 espécies de serpentes. Dessa lista, as peçonhentas pertencem a quatro grupos: o das jararacas, das corais, das cascavéis e a surucucu-pico-de-jaca – única do gênero.

Surucucu

Surucucu: a cobra mais venenosa da América Latina - Portal Amazônia.

Anaconda

Anaconda/sucuri
Essa cobra usa sua força para capturar suas presas. Como ela faz isso? Jogando toda a pressão dos seus 250 kg, o que causa asfixia.

As corais-verdadeiras apresentam veneno que se caracteriza por apresentar alta toxicidade. Esse veneno afeta o sistema nervoso e, segundo o Instituto Butantan, inicialmente a picada provoca dor local, visão turva e problemas de fala.

polvo-de-anéis-azuis

Animal mais venenoso do mundo, polvo-de-anéis-azuis ataca mulher na Austrália. No último dia 16, na Austrália, uma mulher foi atacada duas vezes pelo polvo-de-anéis-azuis, simplesmente o animal mais venenoso do mundo.

O que atrai cobras para quintais? As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

cobra-papagaio

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

As mais venenosas
Na lista das serpentes mais perigosas estão a coral-verdadeira, cascavel, surucucu pico-de-jaca e jararaca.

Com a sua fama, é muito comum imaginar que a jiboia é venenosa, mas a verdade é que não! Na biologia, sua dentição é chamada de “áglifa”, o que significa que ela não produz substâncias tóxicas, por isso, ao morder, não injeta veneno. Sendo assim, o animal não oferece riscos a seres humanos.

Caninana

Caninana (Spilotes pullatus)
Serpente não-peçonhenta com hábitos semi-arborícolas (muitas vezes pode ser encontrada em árvores). Diurna, habita matas e cerrados.

jararaca

A jararaca, um dos quatro principais gêneros de serpentes peçonhentas que podem ser encontrados no Brasil, é considerada a cobra mais perigosa no país.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Serpente venenosa que pertence à família dos viperídeos e pode chegar dois metros de comprimento. Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo.

Além disso, o guizo é formado por queratina e pode eventualmente se quebrar, voltando a crescer conforme novas mudas de pele vão ocorrendo. A Crotalus durissus é a única espécie de cascavel encontrada no Brasil, sendo comum nas áreas abertas de todas as regiões brasileiras.

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.