Quais são as culturas juvenis?

Perguntado por: epaz3 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Algumas delas estão presentes nos corpos juvenis e seus adornos. Como exemplo, podemos citar as tatuagens, piercings, pulseiras, bonés, colares, roupas estilizadas, calças largas ou justas, cabelos coloridos, trançados, black power e rastafari, aos quais os jovens atribuem diversos significados.

Resposta verificada por especialistas
Cultura juvenil pode ser definida como a cultura presente entre os jovens, ou seja, os valores estabelecidos pelos mesmos, os quais geram a determinação de vínculos sociais.

O nascimento de uma cultura juvenil só se deu na década de 50 do séc. XX, já que foram nestes anos que a cultura de massa passou a ser observada como uma realidade irrestrita assim como a “produção” massiva de bens culturais voltados ao mercado jovem.

  • 7 Tipos de Cultura. Cultura de Massa. ...
  • Cultura Erudita. Diferente da cultura de massa, a cultura erudita é resultado do conhecimento adquirido por meio da pesquisa e do estudo nos mais diferentes campos. ...
  • Cultura Popular. ...
  • Cultura Material. ...
  • Cultura Imaterial. ...
  • Cultura Organizacional. ...
  • Cultura Corporal.

No Brasil, podemos pegar como exemplos de cultura popular a literatura de cordel; a música sertaneja de raiz; o samba; o maracatu; as festas populares, como o frevo, o Círio de Nazaré, o Festival de Parintins e a Folia de Reis; as cantigas; a mitologia indígena; e tantas outras expressões artísticas e culturais ...

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!

Resposta verificada por especialistas
Eu me identifico com a cultura juvenil que amadureceu bem antes do tempo, onde as responsabilidades entraram muito rápido no cotidiano e que eu tive que ser pai e mãe dos meus próprios amigos em festas e etc.

Resumo: O jovem da sociedade contemporânea tem contato cada vez mais precoce com a Internet e as tecnologias digitais. Isso o conduz a utilizar, mais e mais, a Internet como ferramenta para se relacionar, estudar, trabalhar e se divertir, acumulando experiências no mundo virtual e tendo pouca vivencia no mundo real.

Foi possível o desenvolvimento de uma cultura juvenil pelo amplo processo de escolarização dos jovens e pelo retardamento da entrada destes na vida adulta, passando a ter mais tempo para interagir com colegas de mesma idade, sem uma pauta de produtividade.

No Protagonismo Juvenil o jovem é sempre o ator principal em ações que dizem respeito a problemas concernentes ao bem comum, na escola, nos grupos sociais, nas comunidades de bairro, ou na sociedade de maneira geral. Nesse tipo de ação há a influência do jovem na conjuntura social para resolver problemas reais.

CULTURA DOMINANTE ENTRE OS GRUPOS DE JOVENS BRASILEIROS, CITE ALGUNS TIPOS DE CULTURAS. Resposta: Depende do sentido de dominante a que você atribui. Se for no sentido de maioria, são as culturas típicas de classes sociais financeiramente menos favorecidas com a dos pagodeiros, funkeiros e os forrozeiros.

A identidade dos jovens neste sentido se configura sob uma perspectiva de autonomia, enquanto sujeitos de comunicação, escolha, criatividade e ação. A cultura nesse contexto assume seu caráter estético, criativo e educacional, pois tais transformações perpassam pelo mundo do saber experienciado, do conhecimento.

A ideia principal é fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social, contribuindo não somente à escola, como também com a comunidade em que está inserido. Assim, o protagonismo juvenil forma pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo.

A principal característica atribuída à juventude é a de ser uma transição entre a infância (e o mundo privado e as concepções pré-lógicas) e a vida adulta (e o mundo público e as concepções racionalmente legitimadas): a juventude interessa menos pelo que ela é, e mais pelo que será ou deveria ser quando seus membros se ...

Como exemplos, podemos citar as tradições, as festas populares, os saberes e valores partilhados por um grupo social, sua música e dança, as comidas, lendas e até mesmo o “jeito de ser” de uma população.

Por conta do processo de colonização e das ondas migratórias, a cultura brasileira é constituída por elementos dos povos indígenas, portugueses, espanhóis, africanos, italianos, japoneses, holandeses e muitos outros.

7 Tipos de Cultura

  1. Cultura popular. A cultura popular é a base da cultura de qualquer povo e região. ...
  2. Cultura erudita. ...
  3. Cultura de massa. ...
  4. Cultura material. ...
  5. Cultura imaterial. ...
  6. Cultura organizacional. ...
  7. Cultura corporal.