Quais são as danças?

Perguntado por: vteixeira6 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Por exemplo, danças de salão, pasodoble, tango, bolero, forró, etc. Danças em grupo - executadas em grupo, muitas vezes coreografadas, fazendo com que o todo seja mais expressivo do que a performance de cada um de seus membros. Por exemplo, dança de rua, ciranda, quadrilha, balé, etc.

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.

A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva. Erótica: poledance, can can, strip-tease, etc.

As danças brasileiras são expressões de arte e corporalidade do nosso povo. É marcada pela diversidade e miscigenação, principalmente, das culturas indígenas, africanas e europeias. Existem inúmeras danças brasileiras que são populares em nossa cultura, como: forró, frevo, samba e carimbó.

Como danças populares podemos citar inúmeras e talvez, essa lista nunca tenha fim. Porém as mais conhecidas no Brasil são: Axé, Bumba meu boi, Cacuriá, A Dança do Carimbó, ciranda, coco, Forró, Frevo, Danças Gaúchas, Jongo, Maculelê, Maracatu, Xaxado, etc.

Gêneros da dança

  • Balé Clássico.
  • Break.
  • Bumba meu boi.
  • Carimbó
  • Catira.
  • Caxiri.
  • Danças africanas.

a primeira dança foi o balé ,Segundo consta, o primeiro balé teria sido apresentado no Rio de Janeiro em 1813, no Real Theatro de São João, hoje João Caetano. Em 1913 e 1917 veio Nijinsky e depois Pavlova (1918 e 1919), que se apresentaram no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Um aglomerado de vários estilos de dança como: Locking, Wacking, Vogue, Popping, Waving, Scare Crow, Animation, Boogalooing, Hip Hop, Freestyle, House Dance etc. são alguns dos exemplos de danças que emergiram das ruas, parques, locais abertos, raves/festas e clubes.

O termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, conhecidos como Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance, e Krump, assim como as suas subdivisões. Danças Urbanas no seu contexto social, foi a fuga há violência dos bairros.

A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo. Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por música, entretanto, também é possível dançar sem o apoio musical.

A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre).

Histórico. O popping é mais uma das danças urbanas que compõem a cultura hip hop. Também considerada precursora (old school como se falava antigamente), serve de base para os dançarinos de hip hop de todo o mundo. O popping surgiu no início dos anos 1970 em uma pequena cidade americana chamada Fresno, na Califórnia.

O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.