Quais são as desvantagens da ressonância magnética?

Perguntado por: ifarias6 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Desvantagens da RM

  • Claustrofobia e, às vezes, dificuldade de permanecer dentro do aparelho de RM por ser um espaço pequeno e fechado.
  • Os efeitos do campo magnético sobre dispositivos metálicos implantados no corpo.
  • Reações ao meio de contraste.

A ressonância magnética provoca algum efeito negativo no corpo humano? Não. Ele é um exame que não envolve radiação ionizante. Para fazer uma ressonância magnética basta a aplicação de um campo magnético e de ondas eletromagnéticas, que não provocam efeitos negativos no corpo humano.

Fiz uma ressonância magnética, e no final do exame fiquei com muitas dores de cabeça, é normal? É normal. Se você não estava com essa dor antes de fazer o exame é possível que seja em decorrência do posicionamento e da rigidez que devemos permanecer durante a realização do exame.

Também não existe um limite para a realização de ressonâncias durante o ano. Porém, ela é indicada apenas para o diagnóstico quando há uma suspeita e não para os checkups, até por se tratar de um exame com um valor um pouco mais alto em comparação a outros.

Não podemos usar objetos metálicos na hora do exame? Verdade. Devemos retirar todos os objetos metálicos, como brincos e anéis. Os metais podem sofrer aquecimento e determinar artefatos que prejudiquem a avaliação do exame.

A RM não usa radiação ionizante, como ocorre nas radiografias e tomografias computadorizadas. É um exame realizado em campo magnético e de ondas eletromagnéticas.

Isso porque, apesar de não usar radiação, a ressonância funciona como uma espécie de ímã, razão pela qual as pessoas que têm metais no corpo devem tomar cuidado. A atração entre o ímã da RM e o metal pode causar incômodo ou até mesmo lesão, se o metal estiver na região a ser examinada.

Contra-indicações. A ressonância magnética é contraindicada para pessoas que tenham implantes eletrônicos, como marca-passo cardíaco, marca-passo cerebral, clip de aneurisma cerebral, stent, pinos, parafusos ou placas no corpo. O exame também não é indicado para mulheres grávidas.

Quem tem prótese de quadril pode realizar a ressonância magnética? Sim. Neste caso a prótese metálica causa distúrbios nas imagens do exame, onde utilizamos de algumas configurações especiais para amenizar esses efeitos. Mas ainda há o risco do comprometimento do exame dependendo do material da prótese.

Porque ressonância magnética faz barulho
O barulho é gerado quando aumenta a corrente elétrica nos fios dos magnetos gradientes. Dessa forma, dependendo da área e da sequência de imagens a serem geradas, pode gerar um barulho diferente.

Entretanto, se a ressonância foi feita com uso de contraste, recomenda-se ingerir bastante água após o exame para ajudar a eliminar a substância mais rapidamente. Além disso, se foi utilizado algum sedativo, recomenda-se repouso durante todo o dia e não se deve dirigir nem operar máquinas.

Procure marcar seu exame em um centro de imagem com uma equipe qualificada e altamente treinada. Isso vai passar segurança pra você. Naqueles casos extremos de claustrofobia, verifique a possibilidade de usar um sedativo, para minimizar a ansiedade. Essa sedação não o fará dormir, mas sim relaxar durante o exame.

Fazer jejum absoluto, inclusive de água, por 06 horas. Trazer solicitação médica e documentos pessoais. Trazer exame laboratorial de creatinina, se orientado pelo agendamento.

Bom dia, a ressonância de coluna NÃO operada demora em média 15 a 30 minutos aqui na nossa clínica, pode fazer mais de 1 por dia sim, não tem radiação somente campo magnético. Porém, se usar contraste no seu exame, então só poderá realizar outra após 24h.

A anestesia geral para ressonância magnética geralmente é feita de maneira balanceada – combinando anestésicos venosos e inalatórios. Inicialmente, o paciente recebe medicação por um acesso venoso, e depois é mantido anestesiado por meio da medicação inalatória.

Por se tratar de um exame que não utiliza de radiação ionizante, diferente do raio x e da tomografia, não há contraindicação relacionada à quantidade de ressonâncias magnéticas que um paciente pode fazer.

O mais comum é que seja solicitado a tomografia para avaliação de casos mais simples. Já a ressonância é importante para diagnósticos mais complexos, uma vez que ela faz uma investigação mais detalhada.

Apesar do tubo parecer estreito, não há riscos de sufocamento ou ficar preso dentro dele. O objetivo da anestesia é permanecer com a parte do corpo a ser examinada imóvel para que se possa obter as imagens adequadas para o diagnóstico correto, naqueles pacientes que não tolerem fazer isso voluntariamente.