Quais são as disciplinas do EJA?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia.

Geografia, Matemática, Ciências Naturais, Arte e Educação Física.

O EJA 2023, ou supletivo, é a forma mais fácil do jovem ou adulto que não finalizou seus estudos poder completá-los. Para participar do programa, o estudante pode ter qualquer idade, sem restrições. Desta maneira, o projeto auxilia tanto jovens e adultos, do mesmo modo que idosos.

Tanto no ENCCEJA do Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, as provas têm 30 questões de múltipla escolha de cada eixo de conhecimento, totalizando 120. Também há uma Redação (texto dissertativo-argumentativo) sobre um tema social, científico, cultural ou político.

Os cursos têm duração de quatro anos e são estruturados em quatro Módulos: Módulo I (Alfabetização), Módulo II (Básica), Módulo III (Complementar) e Módulo IV (Final). Cada módulo tem duração de 1 ano (200 dias letivos) e as aulas são desenvolvidas em encontros diários de 2 horas e 15 minutos (3 horas/aula).

Afinal, quem faz supletivo / EJA pode fazer faculdade? Se você concluiu o ensino médio com EJA pode fazer faculdade como qualquer outro estudante. O EJA não impede que o aluno faça faculdade, pelo contrário, é uma forma de dar oportunidade de educação para quem não conseguiu terminar os estudos na idade adequada.

16 horas

A partir de agora, a carga horária de estudos é de 16 horas e mais 4 horas de projeto integrador. A mudança também abrange o horário de aulas, que passa a ser das 18h30 às 21h30.

Quanto tempo leva? O Ensino Médio - EJA Presencial tem a duração de 1 (um) ano e 6 (seis) meses, organizados em 3 (três) períodos semestrais.

Podendo ser concluído em 2 anos; EJA ensino médio — é dedicada ao aluno maior de 18 anos que deseja retomar os estudos a partir do ensino médio. Ao completar o ensino médio, é possível concorrer a uma vaga em uma faculdade. O tempo de conclusão é de aproximadamente 2 anos.

O Governo do Estado, por meio da Seduc - Secretaria da Educação e Cultura, realizará, neste sábado, 3, às 19h, a solenidade de formatura de 328 alunos do 3º segmento (ensino médio) da EJA – Educação de Jovens e Adultos, em Palmas.

PRIMEIRO SEGMENTO – EJA - Ciclo de Alfabetização
Constitui-se como orientações curriculares pautadas na alfabetização como processo de aquisição da leitura e escrita e como leitura do mundo e compreensão da realidade social. Para tanto, todas as áreas de conhecimento são trabalhadas nessa perspectiva.

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais.

O método oficial para terminar o Ensino Médio rápido é a prova do Encceja. Ela serve para as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e o Médio. Se você estudou até o sexto ano, por exemplo, pode conseguir o certificado do Ensino Médio e terminar os seus estudos só com uma prova.

Com base nisso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Parecer CNE/CEB nº 11/2000 e Resolução CNE/CEB nº 1/2000) determinam que a idade inicial para matrícula em cursos de EJA é a de 14 (quatorze) anos completos para o Ensino Fundamental e a de 17 (dezessete) anos para o Ensino Médio.

Em geral, acertar um pouco mais de um terço da prova, cerca de 12 questões, já garante a aprovação. Entretanto, não é possível saber exatamente quantas questões é preciso acertar para atingir 100 pontos. Isso porque a nota do Encceja é calculada da mesma forma que a do Enem: pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).

120 questões

A prova do Encceja é aplicada em um único dia e conta com 120 questões no total, sendo 30 questões de múltipla escolha para cada uma das 4 áreas do conhecimento, além de uma redação. Os assuntos variam conforme o nível de ensino avaliado: fundamental ou médio.

Nota mínima e nota máxima do Encceja
Para que o candidato seja aprovado no Encceja, ele precisa alcançar a nota mínima de 100 pontos em cada prova, além de tirar 5 na redação.

O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença). As faltas somente serão justificadas com documentos comprobatórios.