Quais são as doenças que os pássaros podem transmitir para os humanos?

Perguntado por: epinho . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos
  • - salmonelose: doença infecciosa provocada por bactérias. ...
  • - histoplasmose: doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos. ...
  • - ornitose: doença infecciosa provocada por bactérias. ...
  • - meningite: inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.

É mais comum do que imaginamos, tutores que dormem com suas aves, seja no mesmo quarto, seja na cama, prática essa não recomendada. Precisamos como tutores resistir a tanta fofura, e compreender, que o fato de trazermos uma ave silvestre pra casa, não nos dá o direito de transformar tanto sua natureza.

O homem se contamina pelo contato direto com as secreções respiratórias e feridas de aves doentes, pela inalação durante o manuseio de penas e fezes secas. O hábito de aproximarem a boca do bico das aves favorece não somente a transmissão da Chlamydia psittaci como outras zoonoses.

Temos quatro espécies parasitas no Brasil, sendo três destas de mesmo gênero, e uma à parte, de ordem diferente. São estas o popular chopim (Molothrus bonariensis), seus congêneres chupim-azeviche (Molothrus rufoaxillaris), iraúna-grande (Molothrus oryzivorus), e da Ordem dos Cucos, o saci (Tapera naevia).

Coriza, bronquite, asma e aerossaculite (inflamação dos sacos aéreos) são algumas das mais corriqueiras doenças respiratórias em aves como os psitacídeos (papagaio, periquito australiano). A salmonelose é provocada por bactérias e causa três tipos de doença: pulorose, tifo aviário e paratifo aviário.

A sorologia pelo método ELISA para Chlamydia psittaci costuma ser o método laboratorial mais utilizado para confirmar o diagnóstico. A bactéria também pode ser isolada em culturas a partir de amostras de escarro, líquido pleural ou biópsias de pulmões, fígado ou baço.

A clamidiose calopsita é uma doença que merece a atenção de quem quer ter um animal desses em casa por dois motivos. O primeiro deles é porque a ave pode vir com a bactéria já do criadouro. Já o segundo motivo é porque trata-se de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida aos humanos.

A Psitacose é uma zoonose transmitida aos humanos pelos psitacídeos, ou seja, calopsitas, papagaios, maritacas e periquitos. Nos animais a doença se manifesta como Clamidiose e pode ser fatal.

A criação de pássaros ornamentais é uma prática que pode envolver toda a família e proporcionar qualidade de vida e bem estar humano. De acordo com Cláudia Fernanda Canhaci, psicóloga especialista em Clínica e Terapia Cognitiva Comportamental, são muitos os benefícios em ter pássaro em casa.

Muitas pessoas acreditam que quando um passarinho entra em casa, é um sinal de boas notícias ou até mesmo de um novo começo em suas vidas. Diz-se que isso pode trazer sorte e positividade para a família.

O fungo causador da doença também é encontrado nas fezes de aves, principalmente dos pombos.

A clamidiose ou ornitose é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Chlamydophila psittaci, que acomete aves e mamíferos. Trata-se de uma das principais zoonoses de origem aviária. A transmissão ocorre principalmente por inalação de secreções contaminadas.

Caso o paciente não seja tratado, podem ocorrer complicações respiratórias. Não existe vacina contra a Psitacose e para o controle da doença é indicado o uso de antibióticos.

Sintomas : Os sintomas nem sempre são bastante claros, mas geralmente deve-se suspeitar de verminose quando os pássaros mantêm-se muito parados, tristonhos, apresentam fraqueza, anemia, perda de peso. Por vezes há ocorrência de diarréia.

- Max Repel Pássaros repele diversas espécies de aves que atacam as plantações, como: chupim, maritaca, estorninho, periquitos, pombas, sábias entre outras. - As características de sabor no contato com as mucosas das aves provoca náuseas seguidas de regurgitamento do alimento ingerido pelos pássaros.

O chupim é conhecido por colocar seus ovos nos ninhos de outras espécies aves, para que as mesmas possam chocá-los, criá-los e alimentá-los como se fossem seus próprios filhotes, um processo conhecido como parasitismo de ninhos.

A contaminação humana pode ocorrer pelo contato direto com as aves infectadas por meio de inalação dessas secreções (inclusive durante a limpeza e a manutenção nos aviários ou criadouros sem os cuidados necessários de proteção) ou durante o abate ou manuseio de aves infectadas.

O que é? O AVE – Acidente Vascular Encefálico, também conhecido como Acidente Vascular Cerebral (AVC), acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

O que há é a diferença da anatomia e fisiologia das aves em comparação com a nossa. Vem daí a dificuldade de perceber com antecedência a presença de problema de saúde.

A avaliação por um médico veterinário das aves introduzidas ao plantel, os exames diagnósticos, assim como a quarentena adequada, a não-aglomeração dos animais e o manejo nutricional correto são algumas das medidas que podem ajudar a impedir a disseminação da bactéria.

A clamídia é transmitida de pessoa para pessoa durante o sexo sem proteção. Pode ser transmitida através do sexo vaginal, anal e oral. Também pode ser passado aos olhos por uma mão ou outra parte do corpo umedecida com secreções infectadas.