Quais são as duas principais regiões da célula?

Perguntado por: ebernardes5 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Em todas as células eucariontes (ou eucarióticas ou eucariotas) encontram-se duas regiões fundamentais: o núcleo e o citoplasma.

Citoplasma é o nome dado à região interna da célula, sendo, na célula eucarionte, localizada entre a membrana plasmática e a membrana do núcleo.

O citoplasma é uma região localizada, nas células eucariontes, entre a membrana plasmática e a membrana nuclear. Nas células procariontes, como não possuem núcleo, o citoplasma corresponde à região interna da célula.

As células se classificam basicamente em dois grandes grupos:

  • Procariontes: bactérias e arqueobactérias;
  • Eucariontes: protista, plantas, fungos e animais.

Existem dois tipos de célula: as células procariontes, com estruturas mais simples, presente nas bactérias; e as células eucariontes, presente nos animais e vegetais.

O citoplasma é o espaço intracelular que, nas células eucariontes, representa a região entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. O citoplasma abriga o citoesqueleto, as organelas citoplasmáticas e algumas substâncias contidas ali de maneira, geralmente, temporária, como proteínas, lipídios e pigmentos.

A função do citoplasma é fornecer sustentação esquelética para a célula através da estrutura composta por filamentos e túbulos proteicos. Além disso, todo o conjunto de estruturas mergulhadas no citosol apresenta bastante dinamismo, fato que possibilita à célula realizar alguns movimentos.

São exemplos:

  • Micróglias: atuam na defesa do sistema nervoso;
  • Neurônios: são responsáveis pela transmissão de mensagens;
  • Células dendríticas: atuam no transporte de antígenos;
  • Células de Schwann: atuam na produção de mielina, que auxiliam na produção dos impulsos nervosos.

A gema do ovo de um avestruz é, portanto, a maior célula do mundo em volume!

37.000.000.000.000 células no corpo humano!

A membrana plasmática é a fronteira entre o interior e o exterior de uma célula. Assim, controla a passagem de várias moléculas - incluindo açúcares, aminoácidos, íons e água - para dentro e para fora da célula.

Os espermatozoides são produzidos nos testículos e são portadores dos cromossomos X e Y, que delimitam a concepção de indivíduos do sexo feminino e masculino, respectivamente. Já os óvulos são as maiores células do corpo humano.

Organelas são estruturas que ficam dentro das células, mais precisamente dentro do citoplasma, que é composto por um líquido gelatinoso, do qual falaremos mais adiante. Por sermos seres pluricelulares e eucariontes, temos uma complexidade enorme dentro de nós e são essas estruturas que vão fazer a célula funcionar.

Proteção a estrutura celular; Delimitar o conteúdo intracelular e extracelular, para garantir a que integridade da célula seja preservada; Transporte de substâncias necessárias ao metabolismo celular; Reconhecimento de substâncias estranhas com os receptores específicos da membrana.

A mitose e a meiose são dois tipos diferentes de divisão celular. No primeiro caso, o processo gera duas células-filhas idênticas geneticamente. Elas se desenvolvem a partir de uma célula-mãe. Na meiose, a divisão celular envolve fissão do núcleo, o que gera quatro células.