Quais são as duas versões da origem da boneca Abayomi?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Lena, que é maranhense, criou a boneca em 1987. O nome veio de uma amiga, integrante dos movimentos negros, que estando grávida disse que batizaria a criança, se fosse mulher, de Abayomi – significando “meu presente”, ou em outras versões, “aquele/a que me traz alegria”." Fonte: Facebook de Etiene Martins.

Resposta verificada por especialistas
A versão falsa sobre a origem das Abayomi é uma história inventada que circulou por muitos anos e que atribui a criação dessas bonecas a escravas africanas que teriam feito as bonecas com retalhos de tecido durante a travessia do Atlântico.

1987

Abayomi foi criada em 1987. Naquela época, aqui no Rio de Janeiro, lugar onde moro, foi um momento de criação de movimentos sociais muito fortes.

A história das bonecas teve início no Egito Antigo por volta de 2000 a.C. Muitos arqueólogos encontraram bonecas em escavações egípcias; algumas eram feitas de madeira, outras de barro.

Produzida pelas mulheres, a partir das próprias vestes, abayomis distraíam as crianças sequestradas, em África, para a escravidão no Brasil. E pensar que Abayomi significa “encontro precioso” em yorubá, idioma original da Nigéria, o país mais populoso de África, na região Ocidental do continente…

No Antigo Egito, já foram encontradas bonecas em túmulos de crianças, do período situado entre 3 mil e 2 mil a.C., feitas de madeira e banhadas em argila, com cabelos de verdade. Segundo os arqueólogos, as bonecas eram colocadas no túmulo para a criança brincar no mundo do “além”.

A boneca foi criada na década de 1980, em oficinas que Lena fazia, então, com comunidades do Rio de Janeiro. Lena Martins era educadora popular e militante do Movimento de Mulheres Negras, que procurava na arte popular um instrumento de conscientização e sociabilização.

Lena Abayomi chegou ao Rio de Janeiro vinda de São Luiz do Maranhão aos oito anos de idade. Envolvida com artesanato desde dos 16 anos, em 1987, Lena participava de feiras de artesanato em alguns bairros do Rio de Janeiro, através de um projeto social.

Waldilena “Lena” Serra Martins

Esta versão recente da abayomi foi criada pela brasileira Waldilena “Lena” Serra Martins, artesã maranhense nascida em 1950.

Seu significado pode variar, mas geralmente está associado a termos como "meu amor me traz alegria" ou "aquele que me traz felicidade". Com sua sonoridade melódica e significado positivo, trata-se de um nome único e repleto de luz, transmitindo uma mensagem afetuosa.

Reconhecer a importância histórica e cultural das bonecas Abayomi, perpassando por aspectos culturais da história e cultura negra e sua influência na cultura brasileira, bem como valorizando a diversidade e o respeito pela mesma. Possibilitar a construção e valorização da cultura negra e africanidade.

A lenda das Abayomis
As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa “Encontro precioso”, em iorubá, uma das maiores etnias do continente africano, cuja população habita parte de Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

A boneca de Oyá (algumas pessoas denominam de Abayomi) deve ser feita a mão pelas/os filhas/os do axé que são cuidadoras/es do quarto de Egun e de Oya. Deve ser costurada a mão e recheada com palha para que fique na forma de uma miniatura de Oyá, representando o amor de Iansã.

Você vai precisar de: tecido preto; tecidos coloridos; tesoura sem ponta.

Acredita-se que quando a espécie humana começou a se organizar em sociedade, os primeiros brinquedos foram criados pelas próprias crianças que transformaram objetos do cotidiano dos adultos para reproduzirem as relações sociais dos grupos, tais quais: caça, pesca, e outras atividades ligadas à natureza de uma forma em ...

A realidade é que existem bonecas de todos os tipos: madeira, trapo, porcelana ou plástico, entre outros. Eles podem ser do tipo recém-nascido ou com características adultas. Há também bonecos em miniatura, do tamanho de um bebê ou um pouco menor.

Vênus

As mais antigas bonecas do mundo são conhecidas como as “Vênus”. São mais de 150 já encontradas , a maioria delas foi descoberta em escavações na Europa, mas foram também recolhidas por toda a Eurásia, incluindo a Sibéria.

Boneca de pano é uma forma simples e rudimentar de boneca, em que as partes do corpo são confeccionadas em tecido, podendo o enchimento ser feito em diversos materiais, que vão desde a palha, chumaços de algodão, maravalha, etc.

Lena fez parte do Movimento de Mulheres Negras e trabalhou como Coordenadora de Animação Cultural no CIEP Luiz Carlos Prestes. A artesã criou a técnica de confecção das Bonecas Abayomi em 1987.

Como fazer: Coloque as crianças em roda. Entregue os tecidos para cada criança ou deixe no centro para que elas escolham quais irão usar. Os tecidos podem ter sido trazidos pelas próprias crianças, de retalhos de roupas velhas dos pais, para incentivar a tradição. Relembre das características das vestimentas africanas.

Primeiras bonecas
Nos anos 1930,a boneca da Estrela foi uma das primeiras produzidas no Brasil. Ela tinha corpo de tecido, rosto de massa e media 38 cm. No início da década de 1950, a Pupi foi a primeira boneca de plástico e articulada.