Quais são as ervas anti-inflamatórias e cicatrizantes?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Conheça, abaixo, os melhores chás anti-inflamatórios para cuidar da sua saúde!

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

8 melhores chás anti-inflamatórios naturais

  1. Chá de cravo da índia. ...
  2. Chá de gengibre, limão e alho. ...
  3. Chá verde. ...
  4. Chá de açafrão. ...
  5. Chá de funcho. ...
  6. Chá de arnica. ...
  7. Chá de hortelã-pimenta. ...
  8. Chá de macela e própolis.

Confira 4 chás que auxiliam a cicatrização e que são super fáceis de encontrar em casas de ervas naturais ou supermercados:

  • Camomila. ...
  • Aloe Vera (Babosa) ...
  • Carobinha. ...
  • Arruda.

Chá de cúrcuma
Conhecida pela sua ação anti-inflamatória, a cúrcuma é uma raiz medicinal que combate a histamina e aumenta a cortisona natural, auxiliando no controle das inflamações.

Os anti-inflamatórios esteróides são derivados de corticoides e inibem as proteínas e prostaglandinas ligadas ao processo inflamatório. Normalmente esse tipo costuma ser receitado para asma e doenças autoimunes Já os anti-inflamatórios não esteróides diminuem a dor e a inflamação.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Chá anti-inflamatório para o dente
Prepare uma porção de folhas secas de macela, 30 gotas de extrato de própolis e 1 litro de água. Deixe a água e as folhas da planta no fogo, fervendo por cerca de 5 minutos. Após isso, desligue o fogo, deixe esfriar e misture o própolis.

Se você tem folhas ou saquinhos de chá Echinacea, essa erva contém fortes propriedades antibióticas e antivirais. Ela pode até mesmo ajudar a aliviar os sintomas da gripe e resfriado naturalmente.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

6 dicas para recuperar mais rápido da cirurgia

  1. Cuidados com o curativo. ...
  2. Fazer repouso. ...
  3. Ter uma alimentação saudável. ...
  4. Levantar da cama corretamente. ...
  5. Tomar banho com cuidado. ...
  6. Tomar os remédios nos horários certos.

A nimesulida é um anti-inflamatório e analgésico. Ela inibe substâncias que promovem a inflamação e a dor e com isso alivia a dor e diminui o edema (inchaço) no local inflamado.

Coloque 1 litro de água junto com 2 colheres de sopa de imburana para cozinhar por 10 minutos. Após a água levantar fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.

CICATRIZAÇÃO: QUAIS CHÁS PODEM AJUDAR NO PROCESSO DO PÓS-OPERATÓRIO?

  • EUCALIPTO. Quando o assunto é medicina natural, o eucalipto sempre está no meio. ...
  • CAMOMILA. Por conta de suas propriedades antibacterianas, a camomila é uma ótima aliada na hora da cicatrização. ...
  • ALOE VERA (BABOSA) ...
  • ARRUDA. ...
  • CAROBINHA.

A goiaba, maçã, couve, tomate, caju, maracujá e romã também entram no ranking dos alimentos que têm o poder de virar suco anti-inflamatório e agir no organismo, promovendo transformações no metabolismo para proteger nosso corpo contra alguns tipos de lesões.

Diariamente, pegue uma colher de sopa de açafrão em pó e misture em um copo de leite morno. Você pode optar por cápsulas de açafrão, após consultar o seu médico. As cebolas são ricas em componentes que podem combater a inflamação nas articulações.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

Para usar como emplastro, misture a curcuma com água, e o gengibre até formar uma mistura de aspecto pastoso. Aplique a pasta no furúnculo com a ajuda de uma gaze de 3 a 4 vezes ao dia.

O segredo é bater duas colheres (sopa) do gel (1 folha de babosa) com pelo menos 500 ml de água gelada. Se forem 4 colheres (geralmente 2 folhas de babosa), bata com 1 litro de água e por aí vai.

Em laboratório, mediante diluição em série, o extrato fresco de alho mostrou ser capaz de inibir de destruir 14 espécies de bactérias, entre as quais o Stafilococcus aureus, Klebsiella peneumoniae e Escherichia coli, que são bactérias potencialmente maléficas à saúde e causadoras de infecções.

Um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, indicou que componentes presentes no chá verde podem ser úteis no combate a bactérias super resistentes. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico médico Journal of Medical Microbiology.

Chá de dente-de-leão
Este é o remédio ideal para estimular o funcionamento renal e potencializar a limpeza do sangue pelos rins, eliminando o excesso de toxinas. Além disso, estudos mais recentes têm demonstrado que o dente-de-leão também pode ajudar na proteção da saúde do fígado.