Quais são as estratégias persuasivas?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Contudo, os maiores exemplos de linguagem persuasiva podem ser vistos em: estratégias de marketing; argumentos de vendas; discursos políticos.

Há três elementos principais para a persuasão: lógica, emoção e relacionamento. Ao usar estes três elementos, você pode convencer qualquer pessoa de qualquer coisa. A lógica é o elemento mais importante de persuasão. Seu argumento deve ser sólido e fazer sentido para a outra pessoa.

Manipular é omitir dados importante ou mentir ao outro a fim de desarmá-lo, impedindo que tome uma atitude de maneira clara e consciente. Os melhores exemplos de persuasão, portanto, buscam agregar, não ludibriar o público, e é esse caminho que você deve seguir se deseja realmente conquistar e fidelizar clientes.

O famoso psicólogo Dr Robert Cialdini, autor do bestseller “Influence” é referência na área de persuasão e desenvolveu sua teoria baseada em seis princípios essenciais: Afinidade, Autoridade, Coerência, Escassez, Prova Social e Reciprocidade.

Quais são os princípios da persuasão? Originalmente Cialdini escreveu sobre 6 princípios (reciprocidade, comprometimento, prova social, autoridade, simpatia e escassez), porém depois lançou outro livro com mais um princípio, o princípio da “unidade”.

disposição; elocução; ação. Sumariamente, essas quatro etapas consistem em: compreender o assunto e reunir todos os argumentos pertinentes (invenção); pô-los em ordem (disposição); redigir o discurso da melhor forma possível (elocução); proferi-lo (ação).

Conheça os 6 princípios da persuasão

  • Afinidade. As pessoas seguem a tendência de se relacionar com quem se parece com elas. ...
  • Reciprocidade. O ser humano se sente naturalmente impelido a retribuir um gesto. ...
  • Coerência. ...
  • Escassez. ...
  • Prova social. ...
  • Autoridade. ...
  • Os 6 princípios da persuasão e o storytelling.

Levar (alguém ou a si próprio) a crer ou aceitar; convencer(-se); Levar (alguém ou a si próprio) a tomar decisão sobre (algo); Fazer (alguém) mudar de ideia ou atitude (por autoridade, argumentação, raciocínio etc.); Fazer (alguém) ter certeza (sobre algo).

Saiba escutar ativamente. Pessoas persuasivas não são grandes oradoras, mas sim grande ouvintes. Isso funciona muito, por que se você quer persuadir, deve primeiro descobrir como as pessoas vão aceitar a sua ideia ou solicitação. Então, tem que descobrir se existem quaisquer obstáculos, objeções ou dúvidas.

Escute e demonstre interesse
Talvez você ache contraditório, mas saber ouvir e demonstrar interesse no que o outro tem a dizer faz toda a diferença na persuasão. A intenção é que você o conheça mais, entenda o ponto de vista que ele tem e consiga fazer uma troca realmente relevante, sem nenhuma barreira.

De maneira bem clara e simples, persuasão é a capacidade de convencer alguém — seja a tomar uma ação que você deseja, pensar de certa forma, etc. No caso das vendas, a persuasão pode ser entendida como a sua habilidade de levar a pessoa a comprar.

Quando você utiliza técnicas de persuasão, a decisão ainda é do outro, já a manipulação é feita para que o outro não tenha escolha a não ser fazer o que você está estipulando.

De maneira geral, a tecnologia persuasiva é a classe de tecnologias que aplica propositalmente princípios de persuasão - princípios de credibilidade, confiança, reciprocidade, autoridade e similares - em mídias interativas, a fim de mudar as atitudes e o comportamento de seus usuários (Fogg, 2003).

O que é Persuasivo:
Uma pessoa persuasiva tem o poder de persuasão e muitas vezes consegue convencer outras pessoas a concordarem com as suas opiniões e decisões. Ex: Ele é um político muito persuasivo, sempre consegue convencer os seus colegas a aceitarem as suas propostas.