Quais são as etapas de uma pesquisa de marketing?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Conjunto de seis etapas que define as tarefas a serem executadas na realização de um estudo de pesquisa de marketing. Elas incluem defi- nição do problema, desenvolvimento de uma abordagem, formulação da concepção de pesquisa, trabalho de campo, preparação e análise dos dados e elaboração e apresentação do relatório.

Etapa 1 – O problema da pesquisa
O problema da pesquisa de marketing é, na verdade, um questionamento que se faz sobre determinado aspecto relacionado às atividades do seu negócio. Trata-se da pergunta que norteará a pesquisa.

As 7 etapas da Pesquisa Científica

  • Etapa 1: A questão inicial.
  • Etapa 2: A exploração.
  • Etapa 3: A problemática.
  • Etapa 4: A Construção do Modelo de Análise.
  • Etapa 5: A Coleta de Dados.
  • Etapa 6: A Análise das Informações.
  • Etapa 7: As Conclusões.

Deixe um comentário

  • Guia Completo de Marketing.
  • Storytelling.
  • Marketing de Conteúdo.
  • Branding.
  • Benchmarking.
  • Persuasão.
  • Neuromarketing.
  • Geração de Leads.

Por isso, conta com fases de planejamento, implementação e avaliação – as quais vamos detalhar mais à frente neste artigo.

6 Principais etapas do Plano de Marketing

  • Aumento de vendas.
  • Reconhecimento de marca e de brand equity.
  • Reconhecimento de produtos ou serviços.
  • Ampliação atuação online.

A receita para fazer uma pesquisa tem cinco ingredientes: planejamento, definição da amostra, criação do questionário, coleta e por fim, a análise de dados.

“Pesquisa de Marketing representa o planejamento, a coleta, a análise e a apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa.”

Fases da pesquisa-ação
Conforme Stringer (1996), a pesquisa-ação compreende uma rotina composta por três ações principais: observar, para reunir informações e construir um cenário; pensar, para explorar, analisar e interpretar os fatos; e agir, implementando e avaliando as ações.

Estrutura do projeto de pesquisa
* Elementos textuais: tema, problema, hipótese, objetivos, justificativa, referencial teórico, metodologia, recursos, cronograma. * Elementos pós-textuais: referências, apêndices e anexos.

As etapas do método científico são: observação, questionamento, formulação de hipótese, realização de experimentos, aceitação/rejeição das hipóteses e conclusão.

O Cronograma do projeto de pesquisa é o plano de distribuição das diferentes etapas de sua execução, em períodos de tempos verdadeiros.

5 Fases do Marketing de Produto

  • As 5 Fases do Marketing de Produto. ...
  • Fase 1: Descoberta (Discovery)
  • Fase 2: Criação de Estratégias (Strategize) ...
  • Fase 3: Definição (Define) ...
  • Fase 4: Preparação (Get Set) ...
  • Fase 5: Crescimento (Growth) ...
  • Precisa de ajuda para colocar esse plano em ação?

O plano de marketing é um mapa de estratégias que serão utilizadas para que a empresa atinja as metas e objetivos definidos, que podem ser relacionados à marca ou a produtos e serviços específicos. Esse planejamento define quais serão as estratégias de divulgação e de geração de valor que fazem sentido para a empresa.

Para demonstrar a evolução do Marketing, Kotler (2010) também o subdivide em três etapas: o Marketing 1.0, o Marketing 2.0 e o atual, chamado de Marketing 3.0.

Trata-se de um documento que vai orientar as ações que o seu negócio deve tomar para atingir seus objetivos. Para ajudar você nessa tarefa, separamos aqui uma lista com as 9 etapas do planejamento estratégico de marketing para você utilizar de forma prática e objetiva na sua empresa.