Quais são as etapas do processo de compra?

Perguntado por: amarinho5 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

As etapas do processo de decisão de compra são: reconhecimento da necessidade; busca por informações; avaliação das alternativas pré-compra; compra; consumo; avaliação e descarte.

No exemplo acima, o ciclo do pedido é decomposto em 6 etapas, ou seja, preparação e transmissão, recebimento e entrada, processamento, separação e/ou produção, expedição e transporte, recebimento pelo cliente. Cada uma das 6 etapas possui um tempo mínimo, um tempo máximo, e um tempo médio de duração.

O Processo de compras contempla materiais e serviços grupos, e etapas do processo de cada área envolvida devido a grande complexidade de aquisições são necessários diferenciar o tempo de compra conforme a dificuldade de aquisição.

O ciclo de compras é o conjunto de etapas pelas quais os consumidores passam até tomar uma decisão de compra. O ciclo de compra é um processo a ser considerado por empresas B2B e B2C, a fim de gerar maiores taxas de conversão aos negócios.

Passo a passo para criação de um processo de compras

  1. Analisar as necessidades de uso e compra. ...
  2. Realizar a solicitação de aquisição. ...
  3. Aprovar solicitação. ...
  4. Realizar o pedido de compra. ...
  5. Receber mercadoria. ...
  6. Verificar o processo. ...
  7. Fechar/ encerrar processo.

Os quatro estágios do ciclo de vida de um produto são introdução, crescimento, maturidade e declínio.

7 etapas do processo de desenvolvimento de novos produtos

  • Geração de ideias (brainstorming) ...
  • Triagem de ideias. ...
  • Teste preliminar e prototipação. ...
  • Análise de mercado. ...
  • Desenvolvimento. ...
  • Validação de mercado. ...
  • Lançamento.

Para isso, existem 3 tipos de compras que podem ser realizadas:

  • Compras estratégicas. ...
  • Compras eletrônicas. ...
  • Controle de pedidos de compra. ...
  • Atualização automática. ...
  • Monitoramento dos pedidos de compra. ...
  • Agilidade nas transações. ...
  • Aumento da lucratividade. ...
  • Acompanhamento dos pedidos no sistema de compras.

O processo de administração de compras visa garantir o controle ideal de mercadorias disponíveis no estoque de uma empresa. Seu objetivo é o correto gerenciamento do volume e dos tipos de itens que são comprados regularmente, bem como da sua quantidade de vendas.

Geralmente alocado no departamento Financeiro, esse processo começa com um pedido de compra vindo de qualquer outra equipe da empresa. Em seguida, essa solicitação deve ser aprovada. Depois, o pedido de compra precisa ser enviado aos fornecedores e, a partir da melhor proposta, é assinado um contrato.

A jornada de compra é dividida em 4 etapas essenciais:
Aprendizado e descoberta; Reconhecimento do problema; Consideração do problema; Decisão de compra.

Segundo o Modelo de PDP de Rozenfeld, ao desenvolver um produto, há 3 fases principais:

  • Pré desenvolvimento.
  • Desenvolvimento propriamente dito.
  • Pós desenvolvimento.

Vamos aos 5 Ps do marketing: produto, preço, praça, promoção e pessoas.

Processo de desenvolvimento de produtos: os 6 estágios (com exemplos)

  • Concepção da ideia (ideação)
  • Definição do produto.
  • Prototipagem.
  • Design inicial.
  • Validação e testes.
  • Comercialização.