Quais são as etapas do protocolo?

Perguntado por: agois . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Etapas do protocolo:

  • Recebimento;
  • Registro;
  • Autuação;
  • Classificação;
  • Distribuição;
  • Expedição;
  • Controle.

As atividades de protocolo compreendem receber, registrar, classificar, tramitar e controlar a movimentação de documentos e processos. Em alguns casos, os documentos podem dar origem a um processo. Essa atividade é chamada de “autuação” – formação de processo.

Protocolo

  • Recebimento;
  • Registro;
  • Autuação;
  • Classificação;
  • Distribuição;
  • Expedição;
  • Controle.

Para fazer um protocolo é necessário que o demandante realize os seguintes passos:

  1. Recebimento. Todos os documentos que serão tramitados pela entidade em questão deverão ser apresentados ao protocolo para que exista o controle. ...
  2. Registro e Atuação. ...
  3. Classificação. ...
  4. Expedição e Movimentação.

PROTOCOLO é o serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos (ARQUIVO NACIONAL, 2005).

O protocolo de atendimento é uma sequência numérica gerada no contato entre cliente e empresa. Ele é importante para identificar e acompanhar a solicitação ou reclamação. Deve ser informado ao cliente por telefone, via e-mail ou SMS.

A primeira etapa de controle por parte do Setor de Protocolo é o controle do recebimento dos documentos que entram na instituição. Essa tarefa consiste ba- sicamente em receber toda a documentação que irá circular no órgão.

Ficha de protocolo, cobrada por algumas Regiões como primeira folha do processo, com dados do interessado e do serviço solicitado, bem como do procurador caso houver. Documento com geração automática, basta completar seu cadastro e fornecer as informações quando solicitado.

2. Devo numerar frente e verso? A numeração das páginas deve ser realizada somente na frente da folha, mesmo que o verso contenha informações. Quando for necessária a sua citação, terá como referência a palavra “V”, da palavra verso, seguida da indicação do número da folha.

HTTP

HTTP: o Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) é a base da Rede Mundial de Computadores, a internet com a qual a maioria dos usuários interage. Ele é utilizado para transferir dados entre dispositivos.

Transmission Control Protocol

Aliás, o TCP/IP e que é a união de dois protocolos – o TCP (Transmission Control Protocol) + IP (Internet Protocol) – é o mais usado, na medida em que todos os demais fazem seu uso.

Fases do implante dentário: do diagnóstico à manutenção

  • 1 – Exames e diagnóstico.
  • 2 – Cirurgia.
  • 3 – Pós-operatório.
  • 4 – Instalação da prótese.

Os protocolos Abertos são os protocolos padrões da internet. Este podem comunicar com outros protocolos que utilizam o mesmo padrão de protocolo. Um exemplo seria o TCP/IP, pois ele pode comunicar com várias plataformas como Windows, Linux, Mac e outros.

Os protocolos de enfermagem visam abordar condutas e orientações técnicas para a prática de enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS).

A atuação do protocolo varia muito de uma organização para outra, mas, de modo geral, quem trabalha nessa área é encarregado do recebimento e da classificação da correspondência, assim como do seu registro e da sua movimentação.

Isso porque, o Decreto diz que as empresas têm a obrigação de guardar o protocolo por 90 dias. Esse tempo é suficiente para provar que alguma solicitação sua não foi atendida.

Otimiza o tempo
O código serve também para agilizar o atendimento, pois facilita ao operador identificar a interação e informar ao cliente o atendimento ou solução, o que contribui para diminuir o tempo nas ligações.

ARQUIVAMENTO E ORDENAÇÃO DE DOCUMENTOS
Além de controlar o prazo de guarda dos documentos, sua tramitação, cuidar de sua conservação e quem pode acessá-los, outra atribuição do arquivo é, natu- ralmente, guardar os documentos e mantê-los em ordem, de forma que se possa localizá-los quando necessário.

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância. O primeiro classifica os documentos a partir da origem das informações contidas nele, podendo ser combinado com outros métodos para gerar um resultado ainda melhor.