Quais são as expressões de danças populares?

Perguntado por: amoreiras . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Danças brasileiras: conheça as mais populares e tradicionais

  • Samba.
  • Carimbó
  • Bumba-meu-boi.
  • Frevo.
  • Forró
  • Maracatu.
  • Baião.
  • Jongo.

As danças possuem um aspecto cultural importante com manifestações ligadas muitas vezes à tradição popular.

  1. Balé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. ...
  2. Dança contemporânea. ...
  3. Jazz. ...
  4. Sapateado. ...
  5. Samba. ...
  6. Forró ...
  7. Dança de rua. ...
  8. Dança de salão.

As danças brasileiras são expressões de arte e corporalidade do nosso povo. É marcada pela diversidade e miscigenação, principalmente, das culturas indígenas, africanas e europeias. Existem inúmeras danças brasileiras que são populares em nossa cultura, como: forró, frevo, samba e carimbó.

Dança típica brasileira mais conhecida: Samba. Durante muito tempo, o Samba foi o único contato que os estrangeiros tiveram com as músicas brasileiras. Por isso, o Brasil também é conhecido como o país do samba e também por esse motivo, ele é o primeiro dessa lista.

Atribui-se a danças populares características como: tradição, aceitação coletiva, dinamismo e funcionalidade, termos que devem ser discutidos para cada uma das modalidades.

Tipos de dança: 9 estilos mais conhecidos no Brasil e no mundo

  1. Dança contemporânea. A dança contemporânea é um gênero que surgiu como desdobramento da dança moderna. ...
  2. Dança moderna. ...
  3. Street dance (Dança de Rua) ...
  4. Dança clássica (Ballet) ...
  5. Dança de salão.

Forró

Mas, com certeza o mais popular dentre os ritmos e danças típicas nordestinas é o Forró. Dizemos isso com propriedade, visto que o Forró é dançado não somente no nordeste, como no Brasil inteiro.

Foi aproximadamente em 4.000 a.C. que a técnica da dança começou a aparecer. Como citamos no início do texto, no antigo Egito eram feitas homenagens a Osíris com as danças astro-teológicas. Alguns homens começaram a desenvolver danças religiosas, incorporando movimentos como o espacate, as danças em casal ou torneios.

Uma pessoa dançando pode demonstrar um misto de sentimentos: desejos, alegrias, prazeres, gratidão, respeito, temor, poder. Traçando um conjunto de movimentos que se desenvolvem no espaço e num tempo determinado, configurada por um ritmo e capaz de expressar tanto simples como fortes emoções.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

O termo Danças Urbanas é usado para descrever danças que surgiram em contextos urbanos. Um aglomerado de vários estilos de dança como: Locking, Wacking, Vogue, Popping, Waving, Scare Crow, Animation, Boogalooing, Hip Hop, Freestyle, House Dance etc.

As danças do Norte foram Lundu Marajoara e Carimbó; do Nordeste Afoxé e Frevo; Engenho de Maromba e Xote Carreirinho do Centro-Oeste; Sudeste as Quadrilhas Mineiras e o Samba Carioca.

As danças populares brasileiras surgiram da fusão da cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial.

Vivenciar as danças de origem popular possibilita não somente conhecer a cultura de um povo como também resgatar valores que fortalecem a região, como afirma Nepomuceno (2005).

As religiões, sobretudo a Igreja Católica, teve forte influência no surgimento de personagens e contos da história brasileira. Uma das características marcantes das danças brasileiras folclóricas são as músicas simples e os personagens chamativos.

As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas.

8 principais danças folclóricas do Brasil e do mundo

  1. Maracatu (Pernambuco) ...
  2. Samba de roda (Bahia) ...
  3. Frevo (Pernambuco) ...
  4. Catira (Goiás, Minas Gerais e interior de São Paulo) ...
  5. Bumba meu boi (Norte e Nordeste) ...
  6. Tango (Argentina) ...
  7. Odissi (Índia) ...
  8. Dança do ventre (Oriente Médio)

A Cultura Popular Brasileira
Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros. Destacam-se literatura, música, teatro, dança, culinária, religião, etc.

As danças folclóricas representam um conjunto de danças sociais, peculiares de cada estado brasileiro, oriundas de antigos rituais mágicos e religiosos. As danças folclóricas possuem diversas funções como a comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais, etc.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.