Quais são as fases da demência?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Quais são as 3 fases da demência? Geralmente são designadas três fases de desenvolvimento da doença: a fase inicial, fase intermédia e a fase tardia. Os sintomas também são geralmente descritos como leves, moderados e severos, tendo em conta o nível de impacto e a forma como afetam a pessoa.

Esta fase costuma durar de um a três anos. "É a fase mais grave e mais triste da doença, em que as pessoas apresentam demência grave, dependência completa para as atividades diárias e estão acamadas", afirmou o especialista. "É a fase final da doença", concluiu.

Muitas dessas causas relacionadas à demência são reversíveis, principalmente o uso prolongado de alguns medicamentos, como por exemplo, drogas usadas para hipertensão arterial, diuréticos, alguns hipnóticos. A depressão também pode esta associada à demência.

Algumas características do quadro de demência avançada incluem:

  • Déficits de memória profundos.
  • Desorientação.
  • Habilidades verbais mínimas e incoerência.

A sobrevida média após o diagnóstico varia de 3 a 12 anos, sendo que aproximadamente em quatro anos os pacientes apresentam dependência significativa. Casas de repouso são os locais mais comuns de mortes, portanto sendo importantes para o cuidado terminal.

Minimize distrações e barulho – como televisão ou rádio – para ajudar a pessoa com demência a focar no que você está falando. Faço contato visual e chame a pessoa pelo nome, tendo certeza de que você tem a atenção dele ou dela antes de começar. Forneça tempo suficiente para uma resposta.

Opções como morangos, laranjas, maçãs, peras e bananas são fontes de flavonoides, necessários para a manutenção da função cognitiva e para reduzir o risco de demências como o Alzheimer.

O neurologista que estuda cognição e trata cotidianamente pacientes com demência costuma ter uma grande capacidade para fazer diagnósticos mais complexos.

Quais tipos de sinais/sintomas eu posso encontrar nas últimas 48 horas de vida do meu paciente?

  1. Anorexia e diminuição da ingesta oral.
  2. Delirium.
  3. Convulsões e mioclonias.
  4. “Ronco da morte”

É quando se esgotam as possibilidades de resgate das condições de saúde do paciente e a possibilidade de morte próxima parece inevitável e previsível. O paciente se torna "irrecuperável" e caminha para a morte, sem que se consiga reverter este caminhar.

As causas não estão totalmente esclarecidas. Mas a exaustão no final do dia faz com que a pessoa com demência fique mais cansada e agitada ao entardecer. A doença também altera o raciocínio e o relógio biológico, o que dificulta diferenciar o dia da noite.

O que causa alucinações em idosos? As alucinações em idosos podem ser causadas principalmente por intoxicação medicamentosa (excesso de remédios e/ou a interação entre eles no organismo), alcoolismo, demência, dentre outras causas conhecidas, podendo se manifestar por meio de alucinações visuais ou ainda auditivas.

Sobre o Alzheimer e demência
O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento. Nos estágios iniciais, os sintomas de demência podem ser mínimos, mas pioram conforme a doença causa mais danos ao cérebro.

Demência na fase avançada
Podem ainda ser capazes de falar, mas comunicar e expressar pensamentos torna-se difícil, mesmo para algo básico como a dor.