Quais são as frutas do Estado do Pará?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

O ver-o Peso, e conhecido Mundialmente pela variedade de frutas encontradas em nosso estado como, Acaí Acerola, Araçá, Bacaba, Bacuri, Biribá, Buriti, Cacau, caju, Carambola, castanha do Pará,Cupuaçu, Bacuri e outros.

CONHEÇA AS FRUTAS DO BRASIL

  • Região Nordeste. ACEROLA. CACAU. CAJÁ CAJARANA. CAJU. CARAMBOLA. CIRIGUELA. ...
  • Região Norte. ABIU. AÇAÍ AJURU. ARAÇÁ BACABA. BACURI. ...
  • Região Centro-Oeste. ABACAXI-DO-CERRADO. ARATICUM. BARU. CAGAITA. CAJUÍ CATOLÉ ...
  • Região Sudeste. ABACATE. AMORA-DO-MATO. BANANA. BREJAÚVA. GOIABA. JACA. ...
  • Região Sul. FEIJOA. PINHÃO.

A castanha-do-Pará é o fruto de uma árvore típica da Amazônia, que, além de gorduras boas, é rico em fósforo e outros nutrientes. Brasileiríssima como ela só, a castanha-do-pará é uma semente do mesmo grupo das nozes, amêndoas e outras oleaginosas.

Pato no tucupi
Provavelmente o prato típico mais conhecido do Pará! O tucupi é um caldo amarelo extraído da mandioca e de forte sabor azedo.

O tacacá, o pato no tucupi e a maniçoba formam a tríade da tradicional culinária paraense. A iguaria é uma espécie de sopa, feita com tucupi, goma, jambú e camarão seco.

Entre os destaques da cozinha paraense estão:

  • Pato no tucupi. Constituído de pato, tucupi e jambu. ...
  • Maniçoba. Do tupi Maní, deusa da mandioca. ...
  • Caruru. Feito com quiabo, camarões secos e inteiros, tempero verde (alfavaca e chicória), farinha seca bem fina e azeite de dendê. ...
  • Tacacá ...
  • Chibé ...
  • Mujica. ...
  • Doces.

Entre essas culturas estão mandioca, açaí, cacau, cítricos e dendê, nas quais o Estado é líder ou ocupa posição de destaque. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor da produção agrícola municipal paraense cresceu cerca de 170% entre os anos de 2006 e 2013.

O extrativismo mineral é a principal atividade econômica do Pará. Esse segmento baseia-se na exploração da bauxita, ferro, manganês, calcário, ouro, estanho. O alumínio e o minério de ferro são os principais produtos de exportação. O extrativismo vegetal também é de grande importância (madeira, castanha-do-pará, etc.).

A Banana* – bananas e plátanos (bananas para cozer) - foi a fruta mais produzida no mundo, com 153,2 milhões de toneladas; seguindo-se a Melancia, com 118,4 milhões de toneladas colhidas.

Dentre as 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas três são nativas: abacaxi, goiaba e maracujá. Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.

pitaya

a pitaya. uma das frutas mais caras do brasil.

Jabuticaba

raras do mundo, já que se encontra majoritariamente. no Brasil e só nasce em abundância em épocas. específicas.

Amora

1. Amora ajuda a equilibrar a pressão arterial e fortalece o sistema imune. A amora possui diversos benefícios para o corpo.

As frutas mais calientes são a banana, abacate e o morango. A banana é rica em potássio, vitaminas do complexo B, magnésio e bromeliade, o que pode ajudar a aumentar a libido masculina.

Não é só o tomate que é fruto. Berinjela, abobrinha, pepino, chuchu e pimentão também estão na lista.

Como vimos, o ideal é comer apenas uma unidade por dia (no máximo, duas, dependendo da origem da castanha). Assim, você evita excesso de selênio no organismo e também não precisa se preocupar com o alto teor calórico da castanha. Cada unidade possui entre 30 e 50 calorias.

;Comer castanha-do-pará estabilizou os níveis de glicose e insulina, o que pode ser benéfico na prevenção do diabetes e no ganho de peso;, ressalta, em comunicado, Mee Young Hong, autora sênior do estudo e professora na Escola de Ciências do Exercício e Nutrição da San Diego State University.

A castanheira (Bertholletia excelsa Bonpl.)

Cultura do estado do Pará
Ótimos exemplos são os ritmos carimbó, siriá, guitarrada, retumbão, calypso, tecnobrega e muitos outros. Outro ponto muito importante da cultura local é a gastronomia típica, que carrega muito da culinária indígena, englobando ingredientes encontrados na região paraense.

"Como com paixe, camarão, carne seca e o que vier", diz. De acordo com o estudo do Ministério do Turismo, enquanto a gastronomia brasileira recebeu nota máxima (muito bom e bom), de 95,4% dos visitantes internacionais, a de Belém chegou ao topo, com 99,2% de aprovação.