Quais são as funções do técnico de enfermagem no CC?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

1- Estar ciente das cirurgias marcadas para serem realizadas na SO pela qual é responsável. 2- Prover a SO com materiais, equipamentos e instrumental cirúrgico adequado para cada cirurgia. 3- Verificar a limpeza das paredes e pisos da SO.

É atribuição do enfermeiro assistencial no Centro Cirúrgico, exceto. Prever os recursos humanos necessários ao atendimento em sala de cirurgia.

–Cirurgião: é da competência do cirurgião planejar e executar o ato cirúrgico, comandar e manter a ordem no campo operatório; –Cirurgião assistente: ao primeiro assistente compete auxiliar o cirurgião no desenvolvimento do ato cirúrgico e substituí-lo caso se faça necessário.

O enfermeiro de centro-cirúrgico é peça chave na equipe sendo responsável por planejar, gerenciar/liderar, controle/ coordenar, educar e pesquisar, necessitando de embasamento técnico e cientifico, sendo notórias as habilidades nas relações humanas humanizada.

Prestar assistência ao paciente e/ou usuário em clínicas, hospitais, ambulatórios, navios, postos de saúde e em domicílio, realizar consultas e procedimentos de maior complexidade e prescrevendo ações; implementar ações para a promoção da saúde junto à comunidade.

Planeja e implementa treinamentos que atendam às necessidades da área; Promove o envolvimento e o compromisso de toda a equipe; Favorece o bom relacionamento entre os membros da equipe; Providencia materiais e equipamentos que atendam às necessidades do trabalho na CME.

O trabalho do enfermeiro no CME deve ser considerado um cuidado legítimo, por instrumentalizar o cuidado direto, na medida em que ocorre um reconhecimento de que o preparo de materiais é essencial para o cotidiano da prática assistencial da enfermagem.

Na CME são realizados os procedimentos de limpeza, preparo da carga de esterilização e do equipamento médico, esterilização de material cirúrgico, entre outros processos. A Central é de suma importância uma vez que garante que o equipamento de saúde esteja livre de agentes contaminantes causadores de infecções.

Competências do Técnico de Enfermagem na Sala de Recuperação Pós-Anestésica. O Técnico de Enfermagem na Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) é responsável por auxiliar o enfermeiro na prestação de cuidados aos pacientes que estão se recuperando da anestesia.

Assim, os enfermeiros precisam garantir desde o tratamento anestésico cirúrgico, até ações que possam minimizar os riscos de contaminação por equipamentos ou do próprio ambiente. Além disso, o profissional atua como gerente em questões assistenciais, burocráticas e organizacionais.

São atividades do técnico de enfermagem, exceto: A Participar da programação da assistência de enfermagem.

O QUE É UM CENTRO CIRURGÍCO. É um ambiente hospitalar de setor restrito, composto por diversas áreas que buscam promover condições adequadas para a realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos. Esse ambiente é dividido em zonas: a zona de proteção, a zona limpa e a zona estéril.

O centro cirúrgico se divide em três setores: Centro cirúrgico ( CC) propriamente dito; Sala de recuperação pós-anestésica (SRPA); Central de material de esterilização (CME).

O artigo 1° e o parágrafo único da referida Resolução asseveram que: Art. 1° “É vedado a qualquer profissional de Enfermagem a função de Auxiliar em Cirurgia”. Parágrafo único.

Entre as competências que o Técnico em Enfermagem precisa ter para seu bom desempenho profissional estão: Atenção à saúde e cuidado com o próximo – É preciso ter foco em fazer o trabalho de forma correta, com ética e sempre em busca da melhora do paciente.

Uma anotação de enfermagem eficaz precisa incluir data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN. Além disso, deve constar no documento a observação e o registro de como o paciente chegou até a clínica ou o hospital (de onde veio, se tem acompanhante, se está em condições de locomoção).

  • *Execução de ações assistenciais, incluindo atividades voltadas à prevenção de riscos ao paciente.
  • *Assistência aos pacientes de média e de alta complexidade, sob supervisão da enfermagem.
  • *Atuação no controle e prevenção de doenças transmissíveis.
  • *Prevenção e controle da infecção hospitalar.