Quais são as gírias de Recife?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

A "mulinga", expressão de espanto ou surpresa, foi inúmeras vezes utilizada pela advogada e maquiadora que venceu o programa.

1. Dar um cheiro. Expressão nordestina que designa o ato de beijar, cheirando antes, carinhosamente, outra pessoa.

Arretado é daquelas gírias que conseguem reunir vários significados em uma só palavra. Pode ser usado para se referir algo que considera muito bom, legal ou bonito.

[Pop.] Que deixei estiloso, chamativo, descolado, atraente ao olhos.

Moça virgem, intocada, invicta, que nunca mateve uma relação sexual. Aquele cara diz que é maior garanhão e que só pega donzela, mas na verdade ele só pega bruaca!! 201.

Significa comparsa. No Recife e região é como se fosse "amigo, parceiro".

O povo de recife tem um dialeto e sotaque separado do resto do nordeste. (assim como os baianos) Normalmente quando se fala em sotaque nordestino as pessoas pensam nos personagens das novelas que tem um sotaque mais "puxado".

O sotaque de Recife, capital do estado de Pernambuco, tem o “r” com uma pronúncia bem forte, que lembra o das línguas de origem germânica. Ele tem origem na invasão pelos holandeses, no século 17, da capitania de Pernambuco, a mais rica das possessões portuguesas na época.

O dialeto recifense, ou dialeto mateiro, é uma variação linguística do português brasileiro, típica da Região Metropolitana do Recife e das regiões da Mesorregião da Mata Pernambucana, no estado de Pernambuco.

Iguaria de origem árabe feita com carne de vaca moída e trigo integral.

"Aulas, cria!" significa "mandou bem", como se a pessoa tivesse dado uma verdadeira aula sobre o tema. O "cria" que acompanha a expressão tem o mesmo sentido de "irmão", "guri" ou "mano" — um jeito carinhoso de se referir a pessoa.

A expressão significa, segundo o Dicionário Informal, “outra pessoa, não eu”, mas baianos afirmam nas redes sociais que ela é usada para se defender de frases de duplo sentido.

Beijo "Peixinho" : semelhante ao selinho mas os lábios fazem um biquinho. Beijo "Borboleta" : o casal encosta os seus cílios e ficam piscando.

No entanto existem diferentes formas de dar um beijo no pescoço, se for de forma carinhosa pode significar amor, mais do que desejo, mas se for com paixão, mordidas, e até mesmo com pequenos beijos espalhados ao redor do pescoço, pode ser que seu parceiro só sinta desejo por você e quer algo passageiro.

Beijo molhado: o cara é afoito e ansioso. Além disso, ele pode estar simulando o sexo oral, já que o tecido da boca é parecido com o da pepeca. Beijo seco: o cara é tímido e está inseguro. Ou acabou de fumar um negocinho, né?