Quais são as línguas mães?

Perguntado por: igaspar3 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Embora o modelo de língua mãe seja apenas aproximado, as pesquisas continuam a todo vapor e ele já tem até nome: foi batizada de proto-indo-europeu. Segundo estudos recentes, essa língua foi falada há cerca de 6 mil anos na Ásia.

A língua acádia, também conhecida como acadiano, é o idioma mais antigo de se que tem registros escritos. Era falada na antiga Mesopotâmia, território que hoje inclui boa parte do Iraque e do Kuwait, além de partes da Síria, da Turquia e do Irã.

Isso significa que, se línguas como espanhol, francês, italiano e português são línguas irmãs (porque todas são descendentes do latim), então elas também são primas das línguas germânicas, das línguas eslavas e das línguas celtas, e até da língua persa, a língua falada no Iran!.

Por outro lado, enquanto língua nacional, o português é significado como a língua materna de todos os brasileiros, mesmo que um bom número de brasileiros tenham como língua materna outras línguas, ou indígenas ou de imigrantes.

A língua mãe de todas as línguas do mundo é a língua indoeuropeia. O latim é a língua que deu origem à língua portuguesa e às demais línguas denominadas neo-românicas, ou seja, remanescentes do tronco da língua latina. A língua materna é constituída, na sua maioria, por vocábulos oriundos do latim vulgar.

O inglês é uma língua germânica ocidental que se originou a partir dos dialetos anglo-frísio e saxão antigo trazidos para a Grã-Bretanha por colonos germânicos de várias partes do que é hoje o noroeste da Alemanha, Dinamarca e Países Baixos.

Após a Segunda Guerra Mundial, com a fundação da Organização das Nações Unidas e a definição dos Estados Unidos como potência bélica e econômica, o inglês ganhou ainda mais força e, atualmente, é a principal língua em todo o mundo das relações internacionais, além de ser uma das línguas oficiais da ONU.

Francês – a mais bonita língua na conversação
Se existe uma língua que todo o mundo reconhece como bonita é o Francês. De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

Além do latim, dentre as línguas mortas mais estudadas estão o sânscrito, o anglo-saxão, o grego arcaico e o antigo egípcio. O aramaico ainda não está totalmente extinto e o hebraico foi revitalizado como língua oficial.

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

Labaxúria não tem tradução, é uma palavra dita em reuniões pentecostais, pelas pessoas que sentem o "poder de Deus" durante um culto religioso. Além de Labaxúria, as pessoas podem, ou não, falar outras palavras, consideradas como "língua dos anjos". Normalmente dita em reuniões evangélicas.

O fenômeno de xenoglossia consiste em a pessoa falar em línguas estrangeiras de fato, sem o conhecimento delas (“Xenoglossia”, Ian Stevenson – diretor do Departamento de Parapsicologia e Psiquiatria da Universidade da Virgínia, Estados Unidos –, Editora Vida & Consciência, SP, 2011).

1. nome madre; mamá; madre de familia; genitora.

E adoro a mãe.

A língua oficial: o português.